O mercado de processadores para desktops vem sendo controlado por dois anos pela Intel. Com isso, a empresa AMD mudou de estratégia e lançou a sua criação. Na quarta-feira (8), a AMD divulgou sua nova geração de chips para desktops.
Os processadores foram considerados uma afronta a Intel, pois são baseadas na nova arquitetura Zen 3, com a linha Ryzen 5000, permitindo assim que a empresa consiga tomar frente do mercado de hardwares.
Com essa divulgação, a Intel se sentiu pressionada e também decidiu anunciar a sua linha de processadores Rocket Lake-S para desktops. Juntamente ao Rocket, a Intel aproveitou e divulgou a sua linha de processadores para notebooks.
AMD anuncia quatro modelos da linha Ryzen
Os chips que foram anunciados nesta quarta (8) sucedem os modelos Ryzen 3000, que foram lançados em 2019 com a arquitetura Zen 2. Os mesmos continuam com o processo de 7 nanômetros, porém com um aumento de 19% nas instruções por ciclo, suportando uma velocidade máxima de boost mais alta que seus antecessores.
Foram anunciados quatro modelos na nova linha, sendo que o mais acessível em questão de custo benefício é o Ryzen 5 5600X. O hardware chegará ao mercado com o valor sugerido de US$300. Algumas especificações do dispositivo:
- Seis núcleos e 12 threads;
- TDP de 65 Watts;
- Cache de 35 MB e clock de 3,7 GHz;
- Até 4,6 de frequência boost.
Já o modelo mais caro e mais poderoso, o Ryen 9 5950X, foi desenvolvido com:
- dezesseis núcleos e 32 threads;
- TDP de 105 Watts;
- Frequências máximas de 3,4 GHz ou 4,9 GHz em boost;
- 72 MB de cache.
O preço sugerido para o hardware alcança os US$ 800. Além desses dois, existem os modelos intermediários, que têm configurações médias e preços não tão altos.
Processadores da AMD conseguem superar chips da Intel
Segundo o pronunciamento da AMD, os modelos mais robustos da linha conseguem superar em desempenho o hardware mais poderoso da Intel, mais especificamente o Core i9-10900K. De acordo com um levantamento realizado pela empresa, o chip só perde no processamento do game ‘Battlefield 5’.
No entanto, embora o levantamento seja oficial da empresa, os processadores da Intel ainda são muito preparados para receber jogos de alto nível gráficos. Em comparação, os chips da AMD se destacam no menor consumo de energia e um número mais alto de núcleos e threads.
A companhia ainda aproveitou a divulgação para começar a promover a nova geração de GPUs, que são compatíveis com os novos chips Ryzen. O modelo Radeon RX 6000 deve ser anunciado no dia 28 de outubro, concorrendo com a linha RTX 3000 da Nvidia, prometendo ‘rodar’ jogos em 4K e 60 quadros por segundo.