Android 11 continuará com betas mesmo após lançamento

Nesta semana, o Google realizou o lançamento da nova geração do seu sistema operacional. Dessa vez, a companhia anunciou que, mesmo após a entrega oficial, irá prosseguir com programas betas do SO.

O sistema Android 11 já está disponibilizado desde terça-feira para alguns celulares previamente selecionados, como os da linha Pixel e alguns da família OnePlus, Xiaomi, Oppo e Realme.

A estratégia adotada de manter o programa de testes, mesmo com a versão estável já no ar, pode oferecer uma experiência mais eficaz em aparelhos mais básicos que possuem certas dificuldades de operação.

Android 11 continuará com betas mesmo após lançamento
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira abaixo mais informações sobre a continuidade dos programas betas do Android 11.

Atualizações automáticas via internet

Os desenvolvedores beta testers habilitados irão receber as atualizações de forma automática pela internet. De acordo com a empresa, esse grupo foi de muita importância para que a versão final do Android 11 fosse ao ar devido ao alto comprometimento em aprimorar o sistema.

Portanto, a ideia é continuar contando com o auxílio de tal comunidade de desenvolvedores a fim de aprimorar a interface continuamente, e a disponibilizar apenas em atualizações de grande porte. Vale ressaltar que as novidades do sistema também serão adaptadas caso seja necessário.

Android 11 Go para celulares baratos

A companhia também anunciou que o Android 11 será disponibilizado em uma versão mais compacta e leve, batizada com o Adendo Go, destinada a celulares que não possuem performance elevada. 

Nela, vários aspectos da versão “comum” do sistema são retomados, de forma adaptada, para que não ocorram travamentos ou bugs ocasionados por uma performance mais modesta.

O Android 11 Go também inaugura a chamada navegação por gestos, prometendo maior desempenho em smartphones com até 2 GB de RAM. A sua disponibilidade está programada para ocorrer a partir de outubro.

Programa beta sem previsão de término

O Google ainda informou que pretende continuar com o programa de testadores por tempo ilimitado, ou seja, quem estiver cadastrado poderá continuar experimentando os patches menores, bem como fornecer feedback à companhia.