Antivírus Avast descobre aplicativos falsos na Play Store

A Avast é uma dos softwares antivírus mais populares para celular e computador. A empresa é conhecida por seu histórico em desmascarar aplicativos falsos na Play Store pois periodicamente o laboratório realiza testes independentes com a AV-Comparatives para avaliar os aplicativos.

Desta vez, a empresa divulgou em seu site que descobriu 47 aplicativos infectados na loja. Juntos, as ferramenta já haviam sido baixadas mais de 15 milhões de vezes. A Avast identificou nelas anúncios e recursos intrusivos escondidos por trás dos apps.

Confira quais foram os aplicativos: Draw Color by Number, Skate Board – New, Find Hidden Differences, Shoot Master, Spot Hidden Differences, Dancing Run – Color Ball Run, Find 5 Differences, Joy Woodworker, Throw Master, Throw into Space, Divide it – Cut & Slice Game, Tony Shoot – NEW, Assassin Legend, Stacking Guys, Save Your Boy, Assassin Hunter 2020, Stealing Run, Fly Skater 2020 e Disc Go!

Esses aplicativos possuem os chamados HiddenAds, da família do vírus cavalo de Tróia, que são basicamente anúncios escondidos na tela. Como um tipo de malware, as ferramentas atacam o usuários com anúncios fora do aplicativo e podem também roubar informações dos celulares.

Antivírus Avast descobre aplicativos falsos na Play Store
Fonte: (Reprodução/Internet)
Fonte: (Reprodução/Internet)

Incomodando os usuários, identificou-se que as ferramentas foram criadas por cibercriminosos que simularam aplicativos idênticos as versões originais inclusive nos termos de serviços. Com anúncios impossíveis de serem fechados, os apps vinham com um cronometro escondido que permitiam o uso normal apenas por um período de tempo e em seguida passavam a mostrar anúncios.

Avast divulga quase 3 mil aplicativos falsos

Na mesma semana, a Avast informou no sei site  que pesquisadores australianos analisaram mais de um milhão de aplicativos da loja do Google e identificaram 2.040 aplicativos falsos. Entre eles aplicativos de jogos como o Hill Climb Racing e que apenas 35% havia sido removido da Play Store.

Os apps, assim como os aplicativo acima, eram  cópias de ferramentas populares que imitam visual e ícones originais para outros fins. Por trás da tecnologia dos aplicativos, também haviam malwares e outras solicitações suspeitas que invadem dados dos celulares.

O que a marca de antivírus alega é que, novamente, o Google Play Protect e outros processos automatizados da Play Store não foram suficientes para impedir ferramentas assim na loja. Ainda em 2019, a Avast já havia apontado segundo testes independentes da empresa que identificaram inclusive que aplicativos de antivírus da loja não eram seguros.

Veja como detectar um aplicativo falso no Google Play.