Aplicativo Coronavírus-SUS agora informa se há infectados na proximidade

Na última sexta-feira (31), o aplicativo Coronavírus-SUS, do Ministério da Saúde, recebeu uma nova atualização que permite que usuários possam ser alertados sobre possíveis infectados por Covid-19 próximos ao usuário.

A novidade, batizada de “notificação de exposição”, foi desenvolvida pela Apple e pelo Google a fim de combater a pandemia e já estava disponível em locais como Itália, Uruguai e Alemanha.

De acordo com o órgão público, quem se encontrar em um perímetro próximo de outros usuários, que por espontânea vontade escolheram informar que estão com o vírus, receberá um alerta. Não é informado quem é o doente, apenas que ele está próximo.

Aplicativo Coronavírus-SUS agora informa se há infectados na proximidade
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira abaixo mais informações sobre o novo recurso do aplicativo Coronavírus-SUS.

App envia alerta de contaminados

A nova função irá atuar em conjunto com a ativação do Bluetooth dos dispositivos pertencentes aos usuários que, se próximos, os aparelhos irão trocar chaves criptografadas, que possuem um registro anônimo de pessoas que se aproximaram nos últimos 14 dias.

Para usá-la é necessário ativar o recurso, que não é obrigatório. Caso alguma dessas pessoas tenha sido diagnosticada como portadora do vírus, um alerta é enviado para para os demais usuários sobre uma provável exposição à doença por meio de uma denúncia realizada no próprio aplicativo.

Funcionamento do Coronavírus-SUS

Para evitar falsas denúncias sobre possíveis casos de coronavírus, o Ministérios da Saúde emite um Token específico para cada usuário que servirá como uma validação de um exame para detectar a existência do vírus, sendo ele sorológico ou PCR.

Também para evitar erros nos alertas, o aplicativo exige uma distância mínima de menos de 2 metros entre os usuários, que é medida pela força do sinal emitido pelos dispositivos. Além de que, o contato entre as pessoas deverá ter durado ao menos cinco minutos.

Serviço chega primeiro aos celulares Android

A nova ferramenta visa realizar o diagnóstico para o tratamento precoce de possíveis novos infectados. No Brasil, o aplicativo Coronavírus-SUS já possui mais de 10 milhões de usuários, estando a nova função disponível apenas para o sistema operacional Android, com a chegada ao iOS já marcada para os próximos dias.