A Apple, o Google e a LG se uniram ao grupo empresarial Next G Alliance. A aliança entre grandes empresas tecnológicas tem a intenção de desenvolver a priori o melhor 5G, e ainda a sexta geração de rede móvel.
O consórcio é formado por companhias norte-americanas e tem outro objetivo tornar os Estados Unidos o país ocidental com a maior potência dos mais novos dados móveis. As três gigantes integram-se a outras tão fortes quanto.
A Next G Alliance é formada por empresas como AT&T, T-Mobile, US Cellular e Charter Communications. Ainda, Facebook, Samsung, Microsoft, Ericsson, Cisco, Qualcomm, Intel, Nokia. As canadenses Bell e Tellus também formam o grupo de desenvolvimento do 6G.
Companhias norte-americanas devem iniciar atuação em 2021
Segundo o site da organização de inovação digital, os membros fundadores serão representados por empresários de renome e que deverão estabelecer a direção para que a estratégia da Aliança seja atingida.
Cabe ressaltar que para os membros participarem da Next G Alliance não basta apenas o interesse no crescimento tecnológico da América do Norte, e sim também o pagamento de uma quantia inicial. Os interessados pagam US$ 20 mil para o ano que vem, mas possuem o direito de uma reunião para novembro de 2020, onde decisões importantes serão feitas.
Mesmo que ainda não exista uma previsão exata de quando o 6G será possível no mercado mundial, visto que o 5G ainda é uma tecnologia que está sendo implantada, a Next G deve antecipar os trabalhos de pesquisa e operação no primeiro trimestre de 2021.
China também investe no 6G
Juntamente com o planejamento americano, conforme anunciou o CEO Ren Zhengfei, a chinesa Huawei já iniciou as pesquisas sobre o 6G no cenário ocidental. Entretanto, não há um anúncio oficial pela empresa.
De acordo com os desdobramentos políticos entre os EUA e a China, este deve ser o motivo principal de nenhuma empresa chinesa estar dentro da Next G Alliance. De qualquer modo, a China investe na tecnologia. Recentemente, o país enviou o primeiro satélite 6G ao espaço.