A Nasa anunciou a criação de um colar que ajuda nos cuidados com a pandemia. Chamado de Pulse, o acessório funciona para avisar usuários de não levar as mãos ao rosto. O cuidado é importante para evitar a contaminação do vírus que ocorre vias aéreas, olhos e boca.
O colar inteligente da Nasa é produzido em impressora 3D e está disponível para ser recriado gratuitamente. A criação foi de três engenheiros do JPL, o Laboratório de Propulsão a Jato, com uma tecnologia de uso simples.
Um pouco longe de ser um acessório normal, a ferramenta também não chega a ser uma coleira, mas da mesma forma deixa o usuário atento ao que não deve fazer. A medida de segurança de não levar bactérias e o vírus ao rosto ficou muito mais simples.
O Pulse funciona a partir de um sensor com alcance de 12 polegadas e também com um aparelho de vibração. O sensor é um infravermelho coberto por uma capa transparente que mede a distância entre o colar e o rosto. Juntas, as pequenas peças funcionam para avisar o usuário quando este mover as mãos em direção ao rosto. A medida que a mão se aproxima o colar intensifica a vibração.
A intenção da Nasa foi oferecer uma ferramenta que auxiliasse nos cuidados em relação a doença que devem ser redobrados graças a volta das rotinas de trabalho ao redor do mundo. “O desenvolvimento do Pulse foi importante dada a flexibilização do isolamento social em alguns locais e de pessoas retornando aos seus ambientes de trabalho” informou.
Como fazer o colar inteligente
Com o objetivo de se tornar uma ferramenta acessível a todos, a empresa liberou as instruções de código para recriar a ferramenta e ajudar no combate a proliferação da doença em todo o mundo.
Para reproduzir basta acessar o link do colar e realizar a impressão e montagem. Junto com o colar, a Nasa distribuiu também, um manual gratuito informando todos os materiais necessários para sua criação e também todo o passo a passo. O objeto é de baixo custo e também é montado de forma simples.
O objetivo de criação é na verdade um pingente que pode ser adicionado a um colar de 15 a 30 cm de distância do queixo. O pingente precisa de uma bateria de 3 volts, resistência padrão e cabos elétricos.
A Nasa informou que o Pulse pode ser uma ajuda importante nas medidas de segurança, mas que não substitui a higienização correta das mãos e objetos e também o uso da máscara.