Em recente publicação em seu blog oficial, o Facebook anunciou o lançamento de um novo recurso que oferece legendas automáticas ao programa Instagram TV (IGTV) da plataforma.
A medida será disponibilizada primeiramente em 16 idiomas, com previsão de mais línguas sendo adotadas conforme o recurso vai se adaptando e sendo aprimorado.
A ferramenta faz uso de inteligência artificial para proporcionar as legendas aos vídeos publicados, a fim de entregar um resultado mais preciso possível, evitando assim possíveis falhas.
Confira abaixo mais informações sobre a nova atualização do IGTV que fornece legendas automáticas ao programa.
IA antecipa legenda de certas palavras
Segundo o Facebook, o fornecimento de legenda só é possível graças a IA que utiliza modelo de notícias publicadas no feed para possuir uma base de referência. A tecnologia possui a capacidade de reconhecimento de discurso, o que antecipa o fornecimento de certas palavras.
Os engenheiros da rede social envolvidos no projeto adotaram postagens públicas referentes a determinados assuntos para poder adaptar o recurso ao uso de certos termos (como “Covid”). Assim, será possível prever quando eles poderão aparecer no conteúdo.
“Estamos felizes em poder implementar mais esse recurso, um pedido da nossa comunidade! Trata-se de um pequeno passo para oferecer maior acessibilidade no Instagram, que pretendemos expandir para mais plataformas, além de outros idiomas e países em breve”, afirmou a empresa via nota.
Recurso foi aprimorado após falhas
Além de oferecer uma maior acessibilidade ao público com deficiência visual, a chegada da ferramenta vem para mudar a imagem negativa da empresa adotada em 2019 durante o lançamento do foguete Antares, da Northrop Grumman.
Na época, houve uma transmissão ao vivo via Facebook Live para acompanhar o evento, porém, ao ativar o recurso de legendas automáticas, a plataforma oferecia palavras desconexas que prejudicaram a experiência de quem assistia.
Desde o ocorrido, foram feitas melhorias em seu sistema, que agora foi transferido para o programa Instagram. Vale ressaltar que ele está sendo distribuído gradualmente, ou seja, caso ainda não apareça para o usuário, é preciso esperar.