Com a recente liberação do seu novo sistema operacional, a Apple adotou novas medidas de segurança que visam, a priori, o fornecimento de maior proteção aos usuários que optam por utilizar o software da empresa.
Os novos recursos de segurança tornam o sistema da Maçã um dos mais atentos no que se refere à privacidade dos clientes, uma vez que a maioria das ações do iOS 14 atuam após permissão requerida.
Os conjuntos de ferramentas também possuem como objetivo proporcionar um controle mais eficaz sobre quais dados são enviados para desenvolvedores de aplicativos, anunciantes e provedores online.
Todas as funcionalidades foram testadas
Dan Goddin, do portal ArsTechnica, realizou os testes de todas as medidas de segurança que foram implementadas no iOS 14, e realizou uma análise, posteriormente relatada, de como os recursos operam e se de fato são tão eficazes no que prometem a realizar quanto a companhia divulga.
Ao final, ele chegou a conclusão de que várias das medidas enquadram a Apple dentro do que as legislações de proteção de dados pessoais regulamentam ao redor do mundo, inclusive a LGDP brasileira. De fato, estão de acordo com as declarações da companhia referentes aos direitos dos usuários.
Alertas emitidos em tempo real
Um exemplo que pode demonstrar a evolução dos recursos de segurança está nos alertas emitidos em tempo real quando algum app utilizar o microfone ou a câmera do aparelho. Eles valem para todas as instalações feitas, sem exceções.
O usuário poderá perceber uma notificação discreta, mas existente, de um ponto laranja localizado ao lado do ícone de bateria. Também é possível ver uma lista dos apps recentes que tiveram o acesso aos recursos permitidos.
Acesso às mídias do smartphone
Diferente da geração anterior, agora é possível que o usuário permita que determinado aplicativo possua acesso a apenas uma lista de fotos previamente selecionadas e não a todas com apenas uma permissão.
Novo serviço de localização aproximada
Outro pedido comum realizado por aplicativos é relativo à localização do dispositivo, algo que pode ser tão exato a ponto de fornecer endereços detalhados, com metros de precisão. Porém, agora é possível que o usuário forneça apenas acesso ao local próximo a que se encontra, emitindo assim uma orientação geral e não tão exata.
Disponibilidade do iOS 14
Desde quarta-feira (17), a Apple realizou a entrega da atualização ao grande público, que já pode realizar o download via próprio smartphone.
Os celulares compatíveis com o iOS 14 foram todos lançados a partir de 2015, ou seja, todos que já possuem o iOS 13 instalados.