Começa nesta segunda-feira (11), a Consumer Electronics Show (CES), conhecida por ter sido a maior feira de tecnologia do mundo. Pela primeira vez na história o evento será realizado virtualmente por conta da pandemia do novo coronavírus.
Com o novo modelo remoto, a quantidade de companhias participantes diminuiu significativamente. A Consumer Technology Association (CTA), responsável pela feira, divulgou que 1.900 empresas mostrarão as suas inovações neste ano.
Em 2020, 4.400 companhias de tecnologia expuseram os seus mais novos produtos. Dessa vez, gigantes como Amazon e Google não estarão presentes. Em contrapartida, Samsung, Sony, Microsoft e LG estão confirmadas.
Expectativa de principais lançamentos
A CES, em geral, apresenta diversas tecnologias que serão produzidas durante o restante do ano. Além de suas marcas apresentarem os seus principais lançamentos do início de 2021, elas também demonstram quais são os seus produtos-chefe.
Toda edição da CES, as empresas de tecnologia trazem SmartTV’s mais aprimoradas. Há expectativas de que alguns produtos apareçam, como televisões gigantes. Nesta edição, espera-se melhores modelos, que devem ter mais de 100 polegadas e os novos painéis microLED e miniLED.
Uma nova tendência do mercado é a casa inteligente. O ambiente inteligente é composto por diversas utilidades que podem facilitar o controle da casa ou até mesmo realizar comandos sem a necessidade de trabalho humano. Os aspiradores robôs e comedouros para pets são novidades do momento.
Por conta das novas condições mundiais, outras ferramentas de se esperar podem ser do campo da saúde. Aparelhos que realizam higienização ou soluções eficazes são produtos possíveis. Por fim, o 5G deve ser bem mais trabalhado. A quinta geração de rede móvel já chegou aos EUA, Alemanha e Reino Unido. Dispositivos compatíveis devem ser lançados.
Como funcionará novo modelo
Comumente, a CES acontece nos Estados Unidos, em Las Vegas. O evento é marcado por diversos visitantes em um grande salão, com diversas salas e centros de exposição, conferências e palestras.
A organização da feira explicou que a edição remota deve ser realizada em 3 pilares, todos acessados por meio do site oficial da CTA. As palestras poderão ser assistidas por meio de transmissões ao vivo. Já a demonstração de produtos também será online, tendo como base o interesse do usuário.
Ainda, alguns participantes poderão se reunir com executivos. Contudo, para isso, é necessário que o usuário possua um registro.