Com o crescimento das tecnologias do Google, há uns anos a empresa decidiu desenvolver um sistema de baixo custo voltado para tarefas diárias. Com isso, surgiu o Chromebook, um dos modelos mais utilizados para atividade diárias.
Depois de tal realização, o Google começou a vender seu sistema operacional à outras empresas que fabricavam notebooks, como a Samsung, HP e Dell. Apesar de ser um computador muito bom, o Chromebook tem suas limitações tal como o Linux.
Diferentemente do Windows, o Chromebook não proporciona a chance do usuário realizar um upgrate da máquina, deixando o computador obsoleto. Diante disso, o Google pensou em formas de prolongar a vida do computador, oferecendo quase uma década de atualizações aos aparelhos.
Google disponibiliza 9 anos de atualizações ao Chromebook
Geralmente, os dispositivos que possuem um sistema ChromeOS são desenvolvido com um conjunto de hardware “especial”, impossibilitando o usuário de realizar mudanças internas no aparelho. Com base disso, a empresa já estava trabalhando em uma nova política de suporte desde o ano passado.
A partir de agora, alguns modelos selecionados poderão contar com até nove anos de updates garantidos pelo Google. A decisão tomada recentemente, visa garantir um tempo extra de uso para que os usuários possam aproveitar o gadget por mais tempo.
Até então, a política que o Google visava tornar a máquina vulnerável a atualizações por até seis anos, mas alguns utilizadores acabam passando desse tempo com o mesmo computador. O Chromebook funciona como um smartphone, que não pode receber updates internos e depois de um tempo não recebe mais atualizações.
Chromebook perderá compatibilidade com recursos importantes
Em relação as novas diretrizes do Chromebook, na página oficial de suporte ao Chrome OS, já foram selecionados alguns modelos que serão concebidos com o novo suporte por quase uma década. Os modelos que foram selecionados são duas máquinas voltadas para uso profissional.
Os modelos escolhidos foram o HP Pro c645 e o Lenovo Thinkpad C13. A partir de agora, ambos dispositivos receberão pacotes de atualizações e correções de segurança até junho de 2029. Apesar da notícia ser positiva, ainda causou críticas negativas contra o Google.
O ponto negativo é que mesmo a máquina recebendo um tempo de vida estendido, os computadores ainda terão um tempo de vida “limitado”. Mesmo que a máquina continue funcionando após nove anos de uso, o Chromebook perderá compatibilidade com uma serie de recursos importantes.