Conhecida como Clarice.ai, este é o mais novo, e primeiro no Brasil, sistema de inteligência artificial que aprende o estilo de escrever e ainda realiza sugestões para criar textos mais concisos, fortes e originais, que auxiliam a melhorar a escrita.
A ferramenta aconselha mudanças no corpo da frase e realiza correções de erros ortográficos e textuais. Mas, o seu grande diferencial é que, por meio do sistema IA, a plataforma reconhece os estilos de escrita do usuário e, assim, oferece dicas de escrita.
A denominação veio em homenagem à escritora Clarice Lispector, que iria completar 100 anos no dia 10 de dezembro, data de lançamento da plataforma. Desenvolvido especificamente para brasileiros, é oferecido em duas modalidades, gratuita e pro, com parcelas de R$11,50 ao mês ou R$138 no plano anual.
Estreia com teste gratuito de 14 dias
A plataforma de correção ortográfica está disponível online, na versão web para desktop, mas também para uso em dispositivos móveis. É possível realizar o login com a conta Google ou por meio de cadastro.
Após ser logado, só é preciso digitar o título e corpo do texto, de acordo com os limites da versão que estará utilizando. Pode ainda realizar edições como itálico, negrito e sublinhado, após terminado, só é preciso clicar em “Vamos lá”, e o sistema irá avaliar o texto e fazer as sugestões.
Com dois planos de assinatura, o gratuito e o pro, as diferenças estão na quantidade de palavras por texto e as dicas de estilo que a plataforma irá ofertar, sendo o plano gratuito até 500 palavras com 20 dicas, e o plano pago até 2.500 palavras e 80 dicas.
Os dois planos dão direito ao usuário à integração do sistema com o Google Docs. Além disso, há a alternativa de, antes de assinar o plano pro, experimentar a versão paga por até 14 dias gratuitamente.
Uso do machine learning para aperfeiçoar o sistema
A plataforma apresenta duas modalidades para revisão do texto. Em “desvios”, é identificado os problemas de clareza, falta de singularidade, entre outros. Aqui é avaliado frases clichês, excesso de advérbios e gerúndios, por exemplo. Já em “erros” é verificado os problemas de ortografia e tipografia, como colocar espaço duplo.
Atualmente, Clarice.ai reconhece mais de 80 desvios, de acordo com um de seus criadores, Felipe Iszlaji. A esperança de seus desenvolvedores é que o sistema de inteligência artificial consiga, em dois anos, localizar mais de 300 desvios.
Com o auxílio do machine learning, há continuidade no desenvolvimento da plataforma, pois conforme o usuário interage com o serviço, aceitando ou recusando as sugestões, a máquina aperfeiçoa e aprende novos desvios.
Ainda é possível interagir por meio de comentários, onde o usuário pode concordar ou não com as observações realizadas pela plataforma. Em um teste da empresa com 700 pessoas, os resultados da correção de Clarice.ai. mostraram que que a ferramenta alcançou 75% de precisão.