Se você já pensou em empreender no mundo digital, com certeza já deve ter notado o poder que as redes sociais tem quando o assunto é fechar vendas e captar clientes.
Algumas redes sociais acabam se destacando quando falamos em expor marcas, já que conta com um número de usuários enorme, além de ter forte apelo visual na hora de mostrar seu produto, como é o caso do Instagram.
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, e investir nela pode ser uma excelente estratégia para alavancar suas vendas e mostrar seu trabalho para o mundo.
Quer descobrir como começar a empreender no Instagram? Fique aqui e confira dicas indispensáveis sobre iniciar seu negócio na plataforma.
Entendendo a plataforma
O Instagram é uma rede social que se notabilizou pelo seu forte apelo ao aspecto visual, o que abriu todo um mercado para as marcas usarem e abusarem de fotos para divulgar os mais diversos tipos de produtos.
Por conta disso, para que você tenha sucesso investindo no Instagram, é necessário ter ciência de que as imagens são o mais importante no negócio, pois é ali que você vai fazer sua propaganda.
Os textos na plataforma não costumam se alongar muito, portanto, seja direto quanto ao seu produto. Também é importante explorar o uso de hashtags para ser encontrado nas buscas. São permitidas até 30 por post.
Transforme seu perfil em comercial
Um dos principais pontos ao iniciar sua empreitada no Instagram é o de mudar o seu perfil para comercial. Com isso você terá uma análise de dados da própria plataforma, contará com algumas opções para impulsionar seu negócio, além de poder incluir links nos Stories.
Para mudar para o perfil comercial, basta ir em configurações e habilitar o “alternar para o perfil comercial”. É necessário ter conta no Facebook para fazer a integração. Caso não tenha um perfil da loja na rede, será necessário criar um.
Faça parcerias com outros perfis
Uma ótima forma de fazer com que seus produtos sejam visualizados por um número maior de pessoas, é fechando parcerias com outros perfis no Instagram. Você pode procurar por outras lojas de sua cidade para fazerem uma divulgação mútua de suas mercadorias e assim aumentar o alcance de suas publicações.
Outra ótima opção é fechar parcerias com blogueiros, pois você pode enviar produtos para eles e os mesmos fazerem propaganda de sua mercadoria. E nada melhor do que uma boa propaganda para gerar mais acessos ao seu perfil.
Interaja com seus clientes
O algoritmo do Instagram dá prioridade para perfis que tem maior número de interações, seja por curtidas ou respostas entre o perfil e o seus seguidores. Portanto, dê sempre respostas para seus clientes, não deixe dúvidas postadas nos comentários de lado, mostre interesse por seus seguidores.
E outra coisa, é muito importante também ficar atento ao Direct, pois seus clientes devem entrar em contato com você através dele.
Poste Stories e fotos de clientes usando seus produtos
Sempre que possível faça Stories anunciando produtos novos que chegaram à sua loja para se promover.
Outra boa estratégia é pedir para que seus clientes enviem fotos utilizando os produtos comprados, depois poste no seu feed. Mostrar que seus clientes estão satisfeitos com sua mercadoria é passo importante para criar confiança entre você e potenciais compradores.
Planeje a frequência dos seus posts
Floodar o feed dos seus clientes não é uma boa estratégia de venda, portanto, planeje seus posts. Todos veem com maus olhos as empresas que fazem muitos posts seguidos, já que acaba ocupando toda a página dos usuários, e isso, consequentemente, faz com que você perca algumas prováveis vendas.
Outro ponto para ficar atento é o horário em que você deve fazer suas postagens. Pessoas usam a rede social em horários específicos, e ficar atento a quando tem o maior número de usuários online pode te ajudar muito. Existem portais que são especializados nisso. Para verificar o horário em que a rede registra maior movimentação, basta clicar aqui.
Capriche em suas imagens
Como dito anteriormente, as imagens são o grande negócio da plataforma, portanto, capriche em todas as fotos que postar. Fique sempre atento à iluminação de suas fotos. Outra boa estratégia é utilizar os filtros disponíveis na plataforma, eles podem ajudar a conseguir um efeito legal em seus posts.
Com essas dicas você deve conseguir começar bem um negócio no Instagram. Fique atento a todos esses pontos e conquiste o sucesso que você merece.