A atualização do Instagram com a opção de salvar as publicações, chegou há algum tempo. Em meados de 2016 para 2017, a novidade agitou o mundo da tecnologia, já que até então as publicações do feed eram vistas e só encontradas novamente se fossem resgatadas no perfil de origem.
Depois da mudança, os usuários podem salvar qualquer tipo de conteúdo em pastas pessoais e privadas. Para salvar é simples, a rede social criou um botão específico que fica abaixo de toda foto ou vídeo.
A funcionalidade veio na atualização 10,16 do Instagram e para usar o usuário precisa apenas pressionar o botão do marcador no canto na publicação e criar sua própria pasta. A função salva e monta coleções privadas a qualquer momento.
A possibilidade lembra também o Pinterest , já que une a reunião de imagens em pastas que podem servir para qualquer fim, inclusive de inspiração.
Tem como saber quem salvou as publicações?
A opção se tornou um dos principais parâmetros para quem é produtor de conteúdo mensurar o sucesso da sua rede. Por isso, o interesse em saber quem salvou as fotos porque é possível também ver quantas pessoas a publicação alcançou.
A função de visualização de quem salvou a foto está disponível apenas para quem possui uma conta empresarial. Para isso, é preciso mudar em configurações o seu tipo de conta pessoal para negócio.
Depois, já com uma conta comercial, o usuário vê quem salvou a imagem na foto desejada na opção de “Ver insights”. Lá, há todos os métodos de alcance da rede, curtidas, comentários, envios e quantidade de pessoas que salvaram.
Embora a dúvida seja muito comum, ainda não é possível saber exatamente quem salvou as fotos. A privacidade de quem utilizou o recurso em uma publicação sua é mantida pois o Instagram ainda não possui uma ferramenta própria para isso disponibilizando apenas a quantidade de pessoas que realização a ação.