Nesta semana, a Caixa Federal Econômica iniciou os depósitos da terceira parcela do auxílio, para aqueles que solicitaram no final de Maio. Porém, o saque só será permitido depois de algumas semanas, e está sendo dividido em períodos, assim não ocorre aglomerações nas agências bancárias.
Também, começaram os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de até R$1.045. De início, o FGTS só pode ser movimentado por cartão de débito virtual, e o depósito será feito em poupança digital da Caixa.
A movimentação pode ser feita no aplicativo “Caixa Tem”, e está disponível para Android e iPhone. Após o recebimento do valor, já será possível pagar boletos, contas e utilizar o cartão de débito virtual.
Veja como movimentar seu FGTS no aplicativo Caixa Tem.
Como registar-se no aplicativo Caixa Tem
O aplicativo Caixa TEM foi desenvolvido para aqueles que ficaram desamparados por conta do novo coronavírus. Para fazer a solicitação do Auxílio Emergencial é necessário que o solicitante seja desempregado, mãe solteira ou microempreendedor. Além disso, o aplicativo “Caixa Tem” disponibiliza a movimentação do FGTS para o pagamentos de boletos, contas e o uso do cartão de débito virtual.
Para realizar o cadastramento no aplicativo, será necessário a instalação do mesmo na loja de aplicativos do seu Smartphone. Depois de instalado, abra o aplicativo e insira seu CPF no campo de texto e clique em “Continuar”.
Caso o solicitante já tenha um cadastro da plataforma da Caixa, insira a senha e faça o login. Aqueles que não tem cadastro na plataforma, deverão informar o CPF, e-mail e data de nascimento.
Como utilizar o aplicativo
Depois de logado, vá para tela inicial e algumas opções serão apresentadas. As funções disponíveis no app são: Auxílio Emergencial, Transferir Dinheiro, Extrato, Realizar pagamentos, Saque sem cartão, Pagar na maquininha, FGTS e Cartão de débito virtual.
Na tela inicial será possível movimentar o valor recebido do FGTS. Porém o saque do valor só estará disponível a partir do dia 27 de julho. Os nascidos em Janeiro vão receber primeiro, e os que nasceram em Dezembro vão poder sacar por último. Para o saldo do FGTS, entre na opção “FGTS” e visualize seu o saldo disponível.
Para fazer a realização de pagamentos de contas, selecione a opção “Realizar pagamentos”. Caso o boleto estiver impresso, selecione a opção “Ler código de barras”, se não estiver impresso copie o código de barra e selecione “Digitar códigos de barras”. Depois de informar o código de barra, clique em confirmar pagamento e digite a senha do aplicativo.
Calendário de saque FGTS e Auxílio Emergencial
Como dito anteriormente, o saque do Auxílio Emergencial foi dividido em períodos para não ocorrer nenhum tipo de aglomeração nas agências bancárias. Portanto, os nascidos em Janeiro, poderão sacar o benefício primeiro. Os que nasceram em Dezembro, poderão sacar o FGTS e benefício por último. Confira a tabela de datas de saque do FGTS e Auxílio Emergencial.
Alguns solicitantes não gostaram das datas que a Caixa Federal impôs. Porém, o dinheiro depositado no conta digital do aplicativo “Caixa Tem” pode ser transferido para app do PicPay. Assim, o manuseio do FGTS e do Auxílio Emergencial fica mais fácil, e não será necessário pegar filas.