Uma pesquisa realizada em 2019 pela NZN Intelligence apurou que 82% dos brasileiros que possuem internet já compraram online. Ainda foi verificado que 37% desta parcela investe no e-commerce mensalmente.
Com isso, este meio de venda tem se expandido. Além dos sites comuns e os mais recentes aplicativos, as lojas também chegaram às redes sociais, como no Instagram. No entanto, qualquer usuário pode criar uma loja e isso arrisca a segurança na hora da compra.
Por isso, o número de fraudes em compras realizadas no Instagram tem aumentado. Um levantamento do Reclame Aqui apontou que em 2019 o número de queixas contra as lojas aumentou em 86% em relação ao ano anterior. Dessa maneira, é preciso checar itens de segurança.
Como checar se a loja no Instagram é confiável
A primeira dica para comprar seguro no Instagram é priorizar as contas que possuem o Instagram Shop. Este recurso é disponível apenas à perfis comerciais e só é liberado a partir de uma filtragem que garante maior segurança ao consumidor.
Na hora do pagamento é importante que seja verificado as formas de comprar determinado produto. Isto porque, no caso de apenas disponibilidade de boleto bancário e transferência, a oferta pode ser lida como menos confiável, visto que qualquer loja pode gerar um documento pagável, ou aceitar transações.
Um passo adotado por muitos consumidores é de checar as avaliações em sites especializados de como o Reclame Aqui. Através da página, estão dispostas as principais queixas e se as mesmas foram solucionadas.
Verifique os seguidores da loja
Ademais, é possível verificar se uma loja é segura e existente quando se observa as interações na plataforma. Mesmo que o Instagram proíba a compra de seguidores falsos, a situação ainda é recorrente. Por isso, é importante conferir a maioria dos perfis e perceber se há algum estranhamento como o baixíssimo número de seguidores ou postagens.
Número do CNPJ pode certificar se a loja existe
Outra boa ideia é verificar se o estabelecimento exite por meio de algum site ou loja física As lojas que possuem negócios já reconhecidos oferecem maior confiabilidade. No entanto, algumas contas podem copiar lojas já existentes, então verifique o perfil é oficial.
De modo a garantir que um estabelecimento existe juridicamente, é inteligente consultar o CNPJ da loja. Pequenas lojas sem CNPJ existem e são em maioria autorais. Contudo, é importante verificar o número no site da Receita Federal.