Uma das mudanças que a pandemia trouxe ao mundo foi a impossibilidade de aglomerar pessoas. A medida motivou diversos serviços a disponibilizarem formas de acesso online, e gratuitos para assistir ou estudar em casa e outros serviços.
Dessa vez, para quem gosta de cultura o assunto é museu. Milhares de museus ao redor do mundo permitiram acesso online para que a história não fique para trás mesmo em um período tão difícil. A vantagem do acesso online já tem possibilitado que milhares de pessoas conheçam museus de todo o mundo apena com acesso a internet.
A medida logo logo viralizou na internet e dá a chance, inclusive, de levar pessoas, que talvez não tivessem oportunidade em outra situação, a conhecerem a história e arte de tantos lugares de uma forma interativa, inteligente e divertida.
Veja como conhecer museus online de todo o mundo.
Museus online de portas abertas
Enquanto alguns países já se recuperam e saem da quarentena, o Brasil é um dos que crescem em número de casos e vítimas. Se a rotina ainda impossibilita frequentar lugares como cinema e museus ou até fazer viagens com portões fechados, essa alternativa é excelente.
Isso porque mesmo em recuperação, as viagens para fora do país devem continuar sendo barradas por algum tempo. Diversos países optaram por fechar suas fronteiras e aeroportos e estão evitando algumas aglomerações.
Se o brasileiro não pode ir até o museu, o museu vai até o brasileiro. Com tantos comércios e serviços de portas fechadas, as opções online de diversão e conhecimento permanecem abertas a todos os públicos. Conheça os museus e veja como acessar.
Visita a Casa de Anne Frank pela internet
Uma das histórias mais comoventes e famosas da Segunda Guerra e dos judeus nesse período, é com com certeza a história da menina Anne Frank. Sua casa virou um museu em Amsterdam na Holanda e pode agora ser conhecida pela internet.
A visita online pode ser feita no link Museu Anne Frank que permite que o visitante (online) conheça cada cômoda da casa. A visita é feita com inteligência artificial do Google que coloca o usuário dentro de cada ambiente e permite que ele circule por cada detalhe.
Cada ambiente também vem com informações sobre sua história e a história da família que deixa a visita real e comovente. Essa dica vai para todos os fãs do livro dela no Brasil, mas a informações estão em inglês. Basta acessar o link acima e fazer o tour agora mesmo.
Conhecendo a Monalisa no museu online
Quem curte e admira a história sabe da importância dos museus se manterem vivos por conta dos acontecimentos mundiais tão importantes, e por serem referência não só em história, mas em beleza.
Um dos museus mais conhecidos em termos de arte e beleza, tanto estética como de acervo, é o Museu do Louvre em Paris. São 380 mil itens e entre eles uma das telas mais famosas do mundo, a Monalisa de Leonardo da Vinci.
Além dos itens e do belíssimo quadro o Louvre tem outras 35 mil obras de arte, ou seja, além de não se decepcionar com o tamanho do quadro da Monalisa, você vai ter tempo de sobra para ficar entretido em casa com todo o museu. Para acessar basta clicar aqui e fazer o tour online.
Plataforma do Google para visitar museus online
Uma excelente opção que reúne milhares de museus e os principais de todo o mundo e o melhor, para visitar com a inteligência artificial o Google (a mesma usada para criar o Google Maps) é a propria plataforma do Google Arts & Culture.
A tecnologia usada é a de realidade aumentada e permite ao usuário o acesso pelo site no link acima ou pelo aplicativo da plataforma para Android ou iOS. Lá estão museus como o MoMa de arte moderna
em Nova Iorque com diversas obras de Van Gogh além do próprio museu do artista em Amsterdam, o Van Gogh Museum.
Já na América Latina, a plataforma fez o tour pelo Museu Dolores Olmedo no México com a vida e obra de Frida Kahlo. A tecnologia da plataforma garante o passeio pelos museus e também a visualização de cada obra separadamente além da história e explicação de cada uma.
Museu brasileiro para visitar online
Para não deixar o Brasil fora da lista é possível ir até São Paulo sem sair de casa. A Pinacoteca pela mesma plataforma do Google e conhecer as 9 mil obras do acervo e também ver obras de artistas brasileiros.