Na última quinta-feira (2) a Claro anunciou a chegada do 5G, uma tecnologia que pode dar um acesso a internet 12x mais rápido do que a que já estamos acostumados a usar com as redes móveis, mas nem todos os usuários poderão testar a capacidade que essa tecnologia oferece.
A operadora telefônica pretende disponibilizar o 5G apenas para as pessoas que já usam a rede da Claro e também para aqueles que possuem aparelhos compatíveis com a nova rede. A Anatel já autorizou e liberou para que a Claro faça essa atualização com as frequências possui.
Esse novo sistema ainda será testado como uma prévia da conexão móvel 5G e, até o momento, a Claro não divulgou quais serão as regiões onde essa tecnologia vai começar a estar disponível aqui no Brasil.
Veja agora o que a Claro falou sobre o lançamento da rede 5G no Brasil.
O que a Claro disse sobre o novo 5G
Com o 5G os usuários dos dados móveis terão menos problema com tempo de resposta das internet, fator também conhecido como latência. No geral, a tecnologia fará com que a navegação seja consideravelmente mais rápida.
“O 5G é uma tecnologia revolucionária, a qual mudará a relação de uso da internet, possibilitando aplicações interativas que transformam a experiência com o conteúdo e entretenimento” afirmou a Claro.
O presidente da operadora, José Félix, também afirmou que a teste do 5G DSS irá permitir aos usuários uma experiência com a quinta geração das redes móveis. Ele disse que a companhia está utilizando tudo que tem de investimentos disponível para a empresa hoje .
Quando será lançado oficialmente
A nova tecnologia animou usuários. Com a ampla concorrência de telefonias para conquistar cliente com melhores redes móveis, a novidade da Claro pareceu colocar a companhia um passo a frente. Contudo, o lançamento oficial ainda não foi divulgado, a empresa compartilhou que os usuários aptos testaram por enquanto o 5G apenas como prévia.
A Anatel já autorizou que as redes telefônicas tenham novas frequências para disponibilizar a tecnologia 5G, mas ainda fará um leilão para distribuir essas novas linhas. O que a Claro está fazendo é usar as frequências que já possui para introduzir um pouco da velocidade do 5G.
O CEO da parte de consumo da Claro, Paulo Cesar Texeira comentou sobre o leilão que a implantação do 5G será um próximo passo dado no futuro e que para isso, será levado em consideração os “grandes desafios que a crise atual trouxe” disse.