Recentemente, os Correios anunciaram o seu primeiro smart locker no Distrito Federal (DF). A ideia foi idealizada em 2011. Nos Estados Unidos, a Amazon já instalou os primeiros armários inteligentes, no qual as pessoas podem retirar seus pedidos feitos online.
Depois da compra na e-commerce, o usuário escolhe o ponto de entrega. Quando a encomenda é recebida pelos Correios é encaminhada para uns dos armários disponíveis. Depois de recebido pela empresa postal, o consumidor recebe um código QR para retirar.
A ideia foi implementada pela Amazon em setembro de 2011 quando a empresa implementou seus primeiros lockers em três cidades, Seattle, Nova York e Londres. De início, a população não mostrou muito interesse na novidade, mas depois de um tempo o conceito explodiu.
Serão distribuídos 63 terminais no DF e no Rio de Janeiro
Embora a ideia inicial seja da Amazon, quem está desenvolvendo os smart lockers no Brasil são os Correios. A empresa postal divulgou a ideia nesta terça-feira (27) com a primeira unidade de armários instalados no Paranoá, no Distrito Federal.
Até fevereiro de 2021, o intuito da empresa é instalar 63 terminais de armários inteligentes, sendo 10 no DF e 53 no Rio de Janeiro. Todos os terminais são conectados ao aplicativo dos Correios e ao Sistema de rastreamento de Objetos (SRO). Todas as unidades de smart lockers possuem 40 gavetas de tamanhos variados que funcionarão 24 horas por dia.
“[…] Esse projeto é, também, uma iniciativa para promover a inclusão social e digital: em tempos de crescimento do e-commerce, popularização dos smartphones e aumento da conectividade, levar facilidade e conveniência às regiões afastadas dos grandes centros é uma prioridade para a empresa”, explicou o presidente dos correios, Floriano Peixoto.
Correios pretende melhorar equipamento para realizar postagens
Segundo o presidente Floriano Peixoto, o serviço de retirada do pedido nos “gavetões” não possui adicional. Durante a compra, o consumidor deve informar o CEP do armário onde retirará o produto e inserir o número de CPF/CNPJ no campo de complemento do endereço.
Assim que o carteiro depositar a encomenda na gaveta dos armários, os Correios enviarão um SMS ao destinatário com as orientações de retirada, prazo e o código de acesso para abertura do compartimento.
O destinatário tem até três dias corridos para retirar a encomenda dos smart lockers, incluindo fins de semana e feriados. Os Correios ainda pretendem realizar uma melhoria nos armários, onde poderão funcionar como um canal de autoatendimento e realizar postagens de objetos.