Quando falamos de internet sabemos bem que o Google é um dos serviços mais utilizados no mundo todo. Além de ser responsável por desenvolver diversos aplicativos eles também possuem o navegador de internet chamado de Google Chrome.
Nesta quarta-feira (24), O Google informou que está lançando uma nova função que vai apagar os dados salvos de seus clientes no navegador da empresa automaticamente a cada 18 meses. A medida também permite que cada usuário opte por usar ou não essa ferramenta.
Para as pessoas que ficavam incomodadas com o fato de ter os dados guardados pelo Google essa pode ser uma ótima solução, já que antigamente os usuários nem sabiam que era possível deletar essas informações manualmente.
Entenda mais sobre a nova função que o Google acabou de liberar para todos os seus usuários.
A ferramenta auto-delete
A ideia dessa nova ferramenta surgiu depois de perceber que alguns clientes estavam insatisfeitos com o fato do Google sempre gravar informações pessoais, como pesquisas feitas com a assistente de voz ou nos sites dentro do Google Chrome.
Então com o “auto-delete” todas essas atividades serão apagadas automaticamente a cada 18 meses. Também estará incluso deletar informações sobre pesquisas feitas dentro do Google Maps e no Youtube, onde o prazo será de 36 meses.
Essa ferramenta começará a funcionar para todos as novos usuários que fizerem uma conta no Google, sem precisar ativar nas configurações. Já os usuários antigos podem habilitar a função manualmente.
A Google fala sobre a função
A empresa comentou que todos os novos usuários que terão essa função ativada serão avisados através do e-mail para ficarem cientes. E muitas pessoas gostaram da notícia já que eles recebem diversas críticas por armazenarem tantos dados pessoais de seus clientes.
De acordo com o CEO da empresa ativar essa nova função pode ser muito desafiador, pois eles deverão “criar produtos úteis com menos dados”, comentou Alphabet Sundar Pichai em um blog oficial do Google.
Ainda nesse artigo publicado pelo Google Alphabet Sundar Pichai contrariou algumas das maiores polêmicas no mundo digital. O uso de dados indevidos, como os dados do Facebook, são um fator preocupante na tecnologia.
Contrariando a preocupação de usuários, o CEO fez questão de dizer que o Google não vende nem disponibiliza os dados dos seus usuários para outras empresa, mas o utilizam para direcionar publicidades relevantes para o público.