Ter um site é uma das coisas mais comuns hoje em dia. As empresas estão percebendo como o mercado digital tem crescido e estão apostando neste ramo para conseguir vender para pessoas do mundo todo.
Acontece que nada é tão simples quanto parece, é necessário ter um bom conhecimento para melhora da performance dos sites e conseguir atrair mais público. A ideia é sempre pensar em como será a experiência do cliente ao entrar naquela plataforma.
Então, será necessário estar atento a velocidade de resposta das páginas do site entre outros fatores. É por isso que hoje existem algumas dicas e testes que podem ajudar a melhorar o desempenho dos sites e conseguir atrair ainda mais clientes.
Veja algumas dicas que podem ajudar a entender como melhorar a performance de um site.
Melhorando a performance com planejamento
Em um negócio tudo começa com um planejamento, até porque não é possível desenvolver algo que seja excelente sem saber exatamente o que se pretende fazer. Então com a criação de um site não seria diferente.
É por isso que a primeira dica para melhorar a performance de um site, é ter todos os dados de como sua empresa conseguirá atender ao pedidos feitos através da plataforma.
Imagine que um cliente entre no site várias vezes na semana e nunca consiga comprar o produto que deseja. Essa experiência pode ser bem frustrante e pode afastar as pessoas da plataforma. Por isso não adianta apostar na estética e rapidez de um site se um planejamento não for feito antes.
Conheça o teste de performance
Depois de ter um planejamento pronto, nada melhor do que tentar entender no que o site precisa melhorar, certo? É exatamente para que isso que servem os testes de performance de uma plataforma.
Esse teste é usado para analisar como o seu site está lidando com o tráfego e como está sendo a experiência de usuário. Normalmente, esse processo é feito a partir de uma simulação de demanda bem acima do que geralmente se tem.
Essa simulação é uma forma de tentar entender quais são os pontos de interrupção que podem acontecer ao ter uma demanda muito grande. Além disso, outros assuntos são analisados, como:
- Tempo de resposta – para analisar quanto tempo demora para o site responder a interação do usuário;
- Estabilidade – para verificar se a plataforma consegue ficar disponível 24h;
- Escalabilidade – para saber o quanto de acesso que o site aguenta;
- Velocidade – para medir o desempenho em velocidade do carregamento das informações do site.
Sites para fazer o teste
Percebe-se então que fazer um teste de performance do site pode ser uma das alternativas mais interessantes para conseguir entender onde é preciso melhorar e como fazer essas mudanças. Pensando nisso confira abaixo duas plataformas que podem ajudar nessa tarefa.
1- Fiddler
O Fiddler é uma opção de plataforma gratuita que tem o intuito de testar e monitorar como anda o tráfego do seu site. Também pode ser uma boa ferramenta para conseguir identificar e diagnosticar problemas na rede.
A ideia é que a plataforma consiga renovar a experiência que os usuários terão ao tentar fazer tarefas simples dentro dos sites. Vale lembrar que hoje o Fiddler funciona no macOS, Windows e Linux.
2- Google PageSpeed
Já o Google PageSpeed faz uma análise completa do funcionamento. Através da pesquisa feita pela plataforma é possível saber quais são os pontos que acabam deixando a página do seu site mais lenta.
Além disso, eles ainda irão oferecer algumas dicas e sugestões para conseguir melhorar a navegabilidade do usuário no site trazendo uma experiência mais satisfatória para ele. O interessante é que essa análise é feita tanto para pessoas que abram o site no mobile como no Desktop.
Facilidade em melhorar o desempenho
Com essas dicas que foram disponibilizadas pode ser bem mais fácil conseguir melhorar a performance de um site. Lembre-se sempre que quanto melhor for o serviço mais pessoas irão querer usá-lo.
Os serviços são pequenas itens básicos para conseguir pontuar os principais problemas das plataformas da empresa e possibilitam maior clareza sobre o que precisa ser mudado para alcançar ainda mais clientes.