Nesta terça-feira (04) a SpaceX realizou o primeiro lançamento de um protótipo da espaçonave Starship, idealizada para viagens à Marte a fim de colonizar o planeta. Os últimos testes de ignição estática ocorreram pouco antes da decolagem, no dia 31 de julho.
Nominado de SN5, o modelo de testes chegou a mais de 150 metros de altura e, após estender seus pés, pousou novamente a uma baixa distância do local do lançamento. Segundo a empresa, após o sucesso da primeira etapa, o projeto segue para as próximas experimentações.
A meta inicial da empresa era atingir a altitude de 150 metros, mas não foi informado a altura máxima em que a espaçonave chegou. A decolagem ocorreu às 20h35min pelo horário de Brasília, na base da empresa na China.
Confira abaixo mais informações sobre o protótipo da Starship.
A espaçonave Starship
A versão final da espaçonave irá possuir seis Raptor que, segundo a empresa, tem a potência necessária para conseguir decolar para Lua ou para Marte. Para lançamentos realizados na Terra, foguetes Falcon Super Heavy auxiliam na decolagem.
O modelo de testes é composto por um propulsor Raptor, que pode ser mais potente que os Merlin 1D, usados atualmente na Falcon 9 e Falcon Heavy.
Falcon Super Heavy
Equipado com mais de 30 propulsores do modelo Raptor, o foguete será o mais poderoso já construído. Até então o modelo Falcon Heavy é o mais potente do mundo, e o maior em operação desde o Saturn V, da NASA.
Os próximos passos
A SpaceX não divulgou detalhes sobre os próximos testes que serão realizados no projeto, mas Elon Musk, CEO da empresa e da Tesla, informou que a empresa segue dando pequenos passos para garantir resultados melhores nas seguintes fases.
Mesmo sendo considerado um teste de sucesso por o projeto segue com atraso em relação ao cronograma apresentado em setembro do ano passado.
Vale ressaltar que as medidas restritivas de voos da Administração Federal de Aviação acabam hoje (06). Tais restrições vigoram em relação ao local de lançamento das espaçonaves.