Recentemente, um grupo de estudantes da Universidade de Brasília criou um bot no WhatsApp que visa diminuir a propagação de notícias falsas no aplicativo.
O robô, que está implementado em uma conversa, é capaz de realizar uma verificação rápida se uma notícia é falsa ou não, além de efetuar pesquisas relacionadas a determinado assunto.
Denominado de João Fake News, a ferramenta utiliza veículos considerados confiáveis pelos usuários, como portais de notícias conhecidos, para realizar a verificação.
Confira abaixo mais informações sobre o chatbot criado para o combate às fake news no WhatsApp .
Chatbot do Whatsapp
O João Fake News atua respondendo perguntas ou mensagens curtas enviadas pelo usuário. A análise ocorre informando se a informação foi ou não verificado por especialistas.
Em alguns casos, não é fornecido o dado se o fato é real ou não cabendo ao usuário decidir a partir das matérias disponibilizadas. As informações são do portal de divulgação científica e estudantil, Vidya Academics.
Como utilizar a ferramenta
Para utilizar o bot, é preciso adicionar o número +1 (415) 523-8886 à sua lista de contatos e em seguida mandar a mensagem “join fast-swept” para o robô. A partir de então, basta fazer afirmações curtas para que a verificação ocorra como na foto acima.
WhatsApp e a propagação de fake news
Por ser um dos mensageiros mais utilizados no Brasil, o WhatsApp é constantemente usado como veículo principal para a propagação de notícias falsas dentre os usuários da plataforma.
Tal ato é um problema cada vez mais constante, principalmente desde o início da pandemia do novo coronavírus que, por ainda não possuir uma cura, vem tendo tratamentos duvidosos sendo compartilhados no aplicativo.
O recurso ainda é uma novidade na plataforma e atua em conjunto com ferramentas recém adicionadas ao Whatsapp, como a possibilidade de verificar a veracidade de uma notícia no momento em que ela é recebida.