Facebook: inteligência artificial criada auxilia no home office

Recentemente, o Facebook retomou o desenvolvimento do projeto referente ao Oculus for Business, criado para auxiliar empresas com o uso de inteligência artificial que simula um escritório, mudando assim o home office tradicional.

Batizado de Infinite Office, o pacote é destinado a companhias que, devido à pandemia do novo coronavírus, adotaram o trabalho remoto. Com ele, será possível “transportar” os seus usuários a uma área virtual criada com o intuito de simular um ambiente empresarial.

O espaço criado pode variar em tamanho e design, pois seguirá as ordens fornecidas pelo comandante do produto. Também será possível adicionar telas customizáveis ao mundo, imitando assim configurações de vários monitores de computadores.

Escritório virtual do Facebook

A empresa realizou o projeto para desenvolver a criação de um escritório com IA devido à parceria com a Spatial, uma plataforma de realidade aumentada e colaborativa, que oferece dentre os seus serviços a possibilidade de realizar reuniões virtuais.

Com essa parceria, a ideia do programa é chegar o mais próximo possível de uma experiência obtida caso o trabalho ocorresse de fato em um escritório físico. O projeto, caso comercializado, pode revolucionar os meios de trabalho atuais.

Facebook Horizon

Vale ressaltar que a empresa já possui certa experiência no ramo de realidade aumentada. Atualmente, ela está trabalhando em um ambiente virtual destinado a jogos e a encontros de amigos, que é muito comparado ao universo “Oasis”, apresentado na obra “Jogador Número 1”.

Recentemente, foi informado o início dos testes no mundo criado, porém apenas para convidados selecionados. Caso evolua, ele pode ser acoplado ao escritório virtual criado. Ambas experiências são fornecidas graças aos óculos da companhia que possui IA.

Atual situação do Infinite Office

De acordo com o Facebook, a ideia ainda está em fase beta. Isso significa que os planos para disponibilizar os recursos do Infinite Office podem ocorrer, porém de modo experimental, o que pode causar certas instabilidades na experiência.

Até então, ainda não foi informado sobre como o ambiente digital irá funcionar, tampouco uma previsão de lançamento ou comercialização do produto. As etapas de testes devem ocorrer entre o fim deste ano e o primeiro trimestre de 2021.