Google Assistente poderá receber instruções do usuário sem comando

O Google Assistente é um recurso dos celulares Android que consegue realizar funçẽs como, agendar um compromisso no calendário, pesquisar algo no Google, marcar um despertador ou até mesmo reconhecer músicas. 

No iPhone a assistente virtual se chama ‘Siri’ e têm as mesmas funções que o Google Assistent, e até pode contar uma piada ou fazer um beatbox. Para ativar a função é necessário que o usuário fale uma palavra-chave, como “Ok, Google”. 

No entanto, o Google está estudando novas formas de realizar um novo “chama”. Com isso, a empresa começou a testar uma função de proximidade, que a Assistente de Voz conseguiria ter a cognição de quando o usuário está por perto.

Google Assistente poderá receber instruções do usuário sem comando
Fonte: (Reprodução/Internet)

Usuário vaza novo recurso do Google Assistente no YouTube  

Em relato ao portal Android Central, o recurso é chamado pela equipe de desenvolvedores como Blue Steel, e seria aplicado exclusivamente em telas inteligentes que utilizam o Google Assistente. Os aparelhos concebidos com essa tecnologia saberiam quando o usuário está por perto, e sem nenhuma chamada a IA já estaria disposta a ajudar. 

Ainda não ficou claro se a empresa realmente implantará o serviço Google Assistente, mas muitos especulam que a função já virá em outros smartphones. O recurso foi descoberto por Jan Boromeusz, que tomou notoriedade por anunciar novas funções do Google Assistente antes mesmo do lançamento.

No vazamento, o autor estaria rodando um firmware que foi vazado para o Nest Hub Max, e isso permitiu o acesso à recursos não lançados. O autor do vazamento fez questão de postar um vídeo no YouTube mostrando o sistema respondendo aos comandos sem nenhuma palavra de ativação.

Google implantou sensor ultrassom em seus smartphones 

Desde 2019, o Google implementou em seus dispositivos um sensor ultrassom que produz um som inaudível que mede o tempo de retorno, e pode deduzir a proximidade das pessoas. Segundo a empresa, o recurso só foi adicionado aos smartphones por conta da acessibilidade, conseguindo assim exibir letras maiores quando o usuário está mais distante.

O equipamento, ainda, não consegue identificar quem é a pessoa que está por perto, só que ela está próxima. Essa tecnologia já está disponível em alguns dispositivos, como o assistente de voz da Apple, o HomePod,  que consegue identificar pela voz cada residente de uma casa.

Se o Google pretende seguir adiante com o recurso, o mesmo terá que tomar cuidado com algumas questões. Já que o “Ok, Google” é a garantia que os usuários têm para saber que o smartphone não está escutando uma conversa. Além disso, o recurso deverá diferenciar uma conversa de um comando para não ser ativado sem querer.