Google Brasil anuncia fundo para startups de empreendedores negros

Nesta quarta-feira (9), a Google anunciou um fundo de investimentos de R$ 5 milhões com o objetivo de auxiliar startups brasileiras que sejam lideradas por empreendedores negros.

O projeto é parte do programa Black Founder Fund, da Google for Startups. A iniciativa não prevê qualquer contrapartida financeira ou societária dos negócios participantes.

O programa em questão é um vertical da companhia que, além de auxiliar financeiramente, também irá beneficiar empresas com créditos em produtos da Google (anúncio e nuvem).

Google Brasil anuncia fundo para startups de empreendedores negros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira abaixo mais informações sobre o fundo de investimentos da Google para startups lideradas por empreendedores negros.

Investimento em empreendedorismo negro

De acordo com a empresa, o fundo de investimentos é destinado para pequenas empresas que se encontram em operação, e que possuam usuários e prováveis clientes. O programa destaca que o valor referente pode sofrer variações conforme o tempo de experiência do produto da startup.

O recorte feito para pessoas negras se dá como uma medida para combater o racismo existente, uma vez que o mercado atual é tomado, em sua maioria, por empresários declarados como brancos que possuem privilégio se comparados com empreendedores raciais.

“O objetivo do Google for Startups com a iniciativa é ampliar a diversidade racial no ecossistema de startups e apoiar empreendedores negros e negras que estão construindo negócios com alto potencial de crescimento”, afirmou o site do programa.

Projeto em atividade

Até então, a iniciativa monetária já contempla três negócios. O Afropolitan se trata de um gerenciador de ecossistema de vendas de produtos afro-urbanos. A Creators é uma plataforma que conecta companhias a profissionais autônomos da indústria de criatividade.

Completando o trio, o TrazFavela é um aplicativo de delivery que possui como objetivo garantir a cobertura do serviço de entrega em áreas periféricas, como comunidades, em Salvador, Bahia. 

Inscrição no programa

O processo seletivo para participar do programa foi iniciado em setembro, e tem duração estimada para os próximos 18 meses. Vale ressaltar que esse período pode sofrer alterações, caso seja necessário.

Os critérios para seleção levam em conta o potencial da startup em impactar socialmente o mercado, além de crescer, bem como a visão e as metas dos fundadores com a empresa e seu uso conjunto com a tecnologia. 

A Google pretende, pelo menos no início, apoiar ao todo 30 negócios. As inscrições e indicações já podem ser realizadas via preenchimento de um formulário.