O maior site de busca mundial, o Google tem ampliado e desenvolvido novas tecnologias tácteis e que são controladas de forma natural pelo corpo. Entre as novidades, temos o lançamento da tatuagem inteligente temporária que funciona por meio de sensores condutores de serigrafia na pele.
O mecanismo transforma o corpo em uma espécie de painel touch. O projeto vem sendo trabalhado desde 2017 em parceria com pesquisadores alemães da Universidade de Sarre.
A tinta utilizada para criação da tatuagem inteligente, também denominada Skin Marks pode ser aplicada em partes estratégicas do corpo e articulatórias, como os dedos da mão, palmas das mãos e curvatura do cotovelo.
A Skin Mark é um tipo de protótipo que pode ser utilizada para controle de um dispositivo pelo corpo, sem que o indivíduo necessite visualizar o celular para desenvolver determinadas ações. Os gestos comuns empregados para acessar os aparelhos são os mesmos e igualmente práticos e instintivos.
O processo de fabricação da tatuagem inteligente é semelhante ao aproveitado para confeccionar camisetas. A tinta possui uma rede condutora de energia em serigrafia. O procedimento recebe calor para ser selado no papel e aplicado na pele.
Os sensores acoplados na confecção das tatuagens inteligentes é que acionam respostas ao detectar mudanças de posição e movimentos da superfície em que foi aplicada.
Apesar da novidade ser uma boa solução, a Google não parece ter investido no projeto necessariamente focando em um lançamento final comercializável derivado das Skins Marks. Sendo assim, não existem perspectivas da tecnologia alcançar o público por meio de um produto final.
Aliás, a multinacional vem apostando muito nos últimos anos em patrocinar pesquisas experimentais de natureza prática sem provável retorno financeiro.