Recentemente, a Google iniciou os testes para integração das plataformas Meet, Rooms e Chat ao Gmail. Até então, a integração vem apenas para usuários do programa corporativo G Suite.
A novidade estava em desenvolvimento desde o começo de julho quando a empresa afirmou estar trabalhando para unificar os mensageiros, dentre outros aplicativos, em um só ambiente.
A mudança está programada para chegar em todos os dispositivos compatíveis com os recursos da companhia de buscas, seja em computadores ou sistemas de dispositivos móveis.
Confira abaixo mais informações sobre a unificação do Meet, Chat e Rooms ao Gmail.
A integração ao Gmail
- Quando aberto, o aplicativo do Gmail irá exibir, na parte inferior da tela, atalhos selecionados respectivamente às plataformas que foram integradas.
- Como na foto acima, a troca de interface se dá de maneira simples e direta ao usuário, bastando clicar na opção desejada.
- Ao realizar a unificação dos serviços em apenas um local, a empresa permite que os usuários possuam mais facilidade no uso dos mesmos.
- Por exemplo, não será mais necessário sair do Google Meet caso esteja em uma reunião, e for preciso consultar um e-mail enviado.
Os serviços das plataformas
No que diz respeito à usabilidade dos programas, o Chat permite a troca de mensagens individuais ou em pequenos grupos, o Rooms oferece locais para organização de tarefas bem como bate-papo, e o Meet proporciona video-chamadas a fim de reuniões onlines.
“Esperamos que essa nova experiência integrada no Gmail ajude você a manter o foco, ser produtivo e colaborar com mais eficácia” afirmou a empresa via comunicado feito em seu blog oficial.
Disponível para contas G Suite
O novo modelo de interface do Gmail já começou a ser disponibilizado em contas G Suite, tendo o prazo de 15 dias para chegar ao grande público. É necessário estar com a última versão do aplicativo instalado em seu smartphone.
Seguindo uma ordem de entrega estabelecida pela empresa, os primeiros a receberem a novidade serão usuários das versões web e Android da plataforma. Usuários do iOS receberão posteriormente, mas ainda sem data prevista.