O Google desenvolveu um sistema que pode separar áudios de ruídos. A criação foi realizada com o serviço da plataforma SoundFilter, que é administrada por inteligência artificial (IA).
Outras ferramentas do Google já possuem tecnologias parecidas. O Google Meet, por exemplo, possui um sistema que promete cancelar os ruídos. A nova implementação da empresa aposta que mesmo os sons não treinados pela máquina serão identificados.
Desse modo, o recurso funciona com o recebimento dos sons misturados, o indesejado e o intencional, e a partir disso, um exemplo do som a ser cortado deve ser mostrado ao SoundFilter. Desse modo, a IA estará treinada para separar os sons.
Sistema aprende a classificar os sons
Em busca de um sistema perfeito, os pesquisadores desenvolveram o recurso com dois conjuntos de códigos abertos. Um deles é formado com mais de 50 mil sons e o outro código é composto por áudios em inglês de quase mil horas.
Após isto, os profissionais conseguiram apurar que o codificador de condicionamento aprendeu por si só a produzir embeddings que pertencem às características acústicas de cada áudio. No artigo de publicação científica, os autores do estudo publicaram que a descoberta do SoundFilter poderá ser utilizada como um classificador de eventos de áudio.
Entenda melhor o SoundFilter
Em termos técnicos, o SoundFilter é uma arquitetura de rede neural onda a onda. O sistema é inovador pois é um tipo de inteligência artificial que pode ser treinado com amostras de áudio, e não com comandos tradicionais. Por meio de um codificador, o recurso consegue transformar determinado som em números.
Ainda no processo, outro condicionador utiliza a mistura do áudio e ruído e a incorporação de condicionamento, para que no fim o resultado seja filtrado. Segundo o site Venture Beat, o sistema entende que um áudio longo trata-se de um mesmo conjunto, e que ainda, a máquina entende a fonte de determinado áudio, como por exemplo, de um alto-falante.