O Google, com sua ferramenta Google Glass, conseguiu ajudar diversas corporações na pandemia do novo coronavírus. O acessório foi desenvolvido para uso em grandes empresas, mantendo assim o monitoramento dos setores.
Com a adoção do trabalho remoto em algumas empresas, acompanhar a produção de cada funcionário acabou ficando um pouco mais difícil. Por isso, o Google está integrando o ‘Meet’ aos seus óculos de realidade aumentada.
Embora seja uma criação antiga, o óculos ainda existe na Enterprise Edition e está voltado para o mercado corporativo. A ideia é que os supervisores auxiliem seus funcionários caso haja algum problema na produção diária.
Google Glass permite que funcionários sejam acompanhados
Antes do Google anunciar a novidade em seus óculos, a configuração passou por diversos testes dentro da própria empresa. Porém, o Google advertiu seus clientes que para utilizar a nova ferramenta é necessário que as corporações tenham um data center protegido com seis camadas de segurança física.
Utilizando o Meet for Glass, é possível que os técnicos de dados da empresa realize um diagnóstico de algum problema, revisar equipamentos e até mesmo treinar novos funcionários sem precisar ir ao local onde a pessoa está.
“Eles podem trabalhar de forma independente e ainda assim colaborar facilmente com outras pessoas em suas instalações, em outros prédios ou até mesmo com funcionários que trabalham em casa”, explica o gerente de produtos do Google Meet, Dave Citron.
Meet for Glass abre inscrições para teste em empresas
Com o óculos inteligente é possível que todos os participantes da chamada possam assistir exatamente o que o gestor está fazendo, sendo possível assim a comunicação para fornecer um feedback em tempo real. Além disso, os próprios técnicos e gestores podem se comunicar com outros serviços para a solução de problemas.
“No passado, trabalhar remotamente significava andar em torno do equipamento com uma webcam ou laptop. Com o Glass, os técnicos agora podem trabalhar com as mãos livres e se concentrar na tarefa”, completa Dave Citron.
As empresas que estejam interessadas na nova metodologia do Meet for Glass devem se inscrever no beta do projeto no próprio site do Google. Os clientes do Google Workspace também podem inscrever-se no mesmo site. Vale ressaltar que o projeto está em fase teste e somente algumas empresas serão escolhidas.