Nesta semana, o Ministério das Comunicações anunciou o lançamento do Programa Norte Conectado, que pretende levar fibra óptica para o norte do país, a fim de iniciar a inclusão digital dos cidadãos da região amazônica.
Hoje, na Amazônia, há uma população de aproximadamente 9,3 milhões de habitantes que vive em uma realidade precária no quesito conectividade, sem haver uma rede de telecomunicações de qualidade.
O projeto em questão planeja instalar em um trecho de 650 quilômetros, internet para beneficiar 165 escolas, além de instituições locais. O percurso irá interligar Macapá, Alenquer, Almeirim e Santarém.
Confira abaixo mais informações sobre o plano do governo para a instalação de fibra óptica na Amazônia.
Internet fibra óptica em terras isoladas
Atualmente, no Brasil, a estimativa é que existam 43 milhões de pessoas que não possuam uma rede de internet estável. Com o projeto de levar fibra óptica à Amazônia, é esperado que 25% do problema seja resolvido.
“Nós queremos mais oito etapas. Iremos chegar até o oeste da Amazônia, até Tabatinga. E com esse final desse projeto, nós iremos chegar no total de investimento de R$ 1 bilhão para atingir 9,3 milhões de brasileiros” afirmou Fábio Faria, Ministro das Comunicações.
Bolsonaro inaugura projeto
O evento de inauguração teve a presença do presidente Jair Bolsonaro, que assinou o decreto que regulamenta a Lei nº 13.116/2015, também conhecida como a “Lei das Antenas”. Esse primeiro percurso é referente à primeira etapa do projeto.
A decisão pretende dar uma maior facilidade na instalação de antenas de redes móveis no Brasil, algo que o setor de telecomunicações já reivindica há anos porém, até então, sem obter respostas.
Bolsonaro, em seu discurso, citou a necessidade de garantir que o território amazônico nacional seja de posse total do Brasil. Segundo ele, é por meio das recentes decisões que a Amazônia será integrada com recursos propriamente brasileiros.
Porém, o presidente afirmou que, caso um dia precise de recursos estrangeiros, irá aceitar contanto que o outro país siga os mesmos ideais de “democracia e liberdade do Brasil”.
Ampliação do benefício
Com a conclusão da primeira etapa, o governo pretende expandir o percurso inicial do plano para nove infovias nos rios da Região Amazônica, chegando a uma distância de 10 mil quilômetros, beneficiando 59 municípios.
A previsão inicial é que a internet fibra óptica chegue a mais de 950 mil habitantes, até a conclusão estimada no primeiro semestre de 2021. A capacidade da tecnologia será maior que 100 Gb/s.