Recentemente, foi informado que o Ministério das Comunicações (Minicom) planeja expandir o contrato existente com a Telebras a fim de adicionar mais 3 mil pontos referentes ao programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).
O Gesac é responsável por fornecer internet banda larga gratuita a telecentros, unidades de saúde, aldeias indígenas, quilombos e postos de fronteiras via Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC).
Porém, para dar continuidade ao projeto pretendido, é necessário que o programa primeiro realize a conclusão dos 15 mil pontos de internet prometidos inicialmente. Até então, 12 pontos se encontram em atividade, restando 3 mil focos antes da expansão.
Confira abaixo mais informações sobre o plano do governo para expandir programa de internet via satélite.
Pandemia atrasa instalação de pontos
Segundo o Ministérios das Comunicações, o que atrasou relativamente as instalações dos 15 mil pontos de internet foi a pandemia causada pela COVID-19. Segundo a Telebras, a equipe vem voltando a instalar as conexões de maneira normal, conforme a reabertura dos municípios.
Além desse atrasado, os impactos principais se deram em áreas indígenas com a paralisação do projeto por orientação da Funai (portaria nº 419, de 17 de março de 2020), uma vez que a população indígena é mais vulnerável ao coronavírus.
Nova previsão de entrega
Tendo previsão de entrega dos 15 mil pontos originalmente para junho, a Minicom informou que a nova entrega é esperada para acontecer até o fim deste ano, sem uma data específica.
“Todavia, somente teremos certeza do total de pontos conectados quando toda a negociação estiver finalizada e os instrumentos assinados”, informou a assessoria de imprensa.
É importante ressaltar que quando Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), afirmou que o programa Gesac havia 50 mil pontos se tratava da capacidade do programa e não do número de instalações concluídas.
Segundo informações oficiais, o Gesac possui atualmente 12.399 pontos que atendem diversos pontos do país, levando conexão com a internet a mais de 2,9 mil municípios brasileiros.