Nesta semana, a Huawei confirmou o lançamento da EMUI 11, sua nova interface personalizada para smartphones. O anúncio foi feito durante uma conferência da firma para desenvolvedores.
Enquanto demais empresas, como Xiaomi, Samsung e Motorola já se encontram trabalhando com o Android 11, a fabricante optou por trabalhar com a versão de código aberto do Android 10 em seu sistema.
Mesmo assim, a Huawei conseguiu trazer mudanças na EMUI 11, a remodelando para fornecer melhorias referentes a privacidade e segurança, além de incrementar uso de inteligência artificial.
Confira abaixo mais informações sobre o EMUI 11, nova interface da Huawei.
Segurança otimizada
Trazendo mais opções de permissões para o usuário, a nova geração da EMUI acompanha assim medidas tomadas no Android 11. Agora, a companhia readaptou o sistema para que o mesmo conceda recursos para aplicativos, bem como inclua um histórico, tendo mais opções de configuração.
Um aviso também é gerado sempre que uma aplicação solicitar o uso de serviços de localização, além de impedir o acesso a câmera e ao microfone aos que se encontrarem em segundo plano.
Always-on display e design repaginado
No que se refere ao design, a EMUI 11 possui o recurso always-on display, ou seja, permite que a tela dos smartphones fique sempre atenta a novas notificações. A empresa também aprimorou as transições e animações, porém sem bruscas mudanças em comparação à geração antecessora.
Finalizando, a fabricante ainda focou na melhoria do compartilhamento de documentos com notebooks, bem como a usabilidade da Celia, sua assistente virtual que ganhou suporte para mais idiomas (sem português por enquanto).
Disponibilidade e aparelhos compatíveis
O molde final da EMUI 11 ainda não possui data de lançamento definida pela Huawei, porém já está sendo testada como versão beta por alguns veículos de imprensa previamente selecionados.
Atualmente, os aparelhos compatíveis incluem celulares das linhas P40, Mate 30 e tablets MatePad Pro, já com previsão de chegada aos smartphones Honor 30, V30 e Nota 7.
Harmony 2.0 apenas em 2021
Também durante o evento, o CEO da empresa, Sr. Richard Yu, informou que a chegada de seu próprio sistema operacional deve ocorrer apenas no ano que vem.
“A partir de 10 de setembro, o HarmonyOS está aberto para dispositivos IoT de 128 KB-128 MB, como smart TVs, wearables, carros e muito mais. Em abril de 2021, ele será aberto para dispositivos de 128 MB a 4 GB e, em outubro de 2021, o HarmonyOS será aberto para dispositivos acima de 4 GB”, afirmou o CEO.
Vale ressaltar que, segundo o jornal sul-coreano Chosun Biz, o fornecimento de telas Samsung Display e LG Display à Huawei devem ter suas atividades encerradas em breve devido às medidas tomadas pelo governo estadunidense contra a fabricante chinesa.