Na quarta-feira (7), a Intel, empresa famosa por desenvolver os hardwares mais utilizados em computadores anunciou a sua nova linha de processadores Rocket Lake-S de 11ª geração para desktop.
O sistema tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2021 com suporte a PCI Express 4.0 ou PCIe 4.0, um padrão mais otimizado para as placas de vídeos e SSDs.
Além disso, recentemente, a marca também anunciou a 11ª geração de processadores da série Intel Core, codinome Tiger Lake. Foram desenvolvidos 9 modelos para uso em notebooks que vão do Core i3 ao Core i7.
Intel anunciou seus processadores juntamente com a AMD
O momento escolhido para a divulgação desses processadores não é coincidência, pois na quinta-feira (8), a AMD anunciou seus novos CPUs que foram baseados no design Zen 3 da próxima geração para desktop. Com isso, a Intel se sentiu pressionada em questão aos PCs mais avançados.
Mesmo que a divulgação pareça um pouco prévia, a Intel tem o intuito de mostrar às fabricantes que existem outras opções além de quaisquer hardwares chamativos que a AMD tenha anunciado.
No entanto, os novos processadores Rocket Lake-S de 11ª geração serão compatíveis com as placas-mãe Intel 400, importante aos usuários que queiram atualizar os seus PCs em 2021, quando os novos processadores chegarão ao mercado. Vale ressaltar que a Intel continuará produzindo apenas CPUs de 14 nm.
Rocket Lake-S 11ª geração pode ser lançado em março de 2021
Embora a empresa já tenha divulgado a chegada da nova série de processadores Rocket Lake-S, a data final para comercialização ainda é uma incógnita. Ainda assim, segundo o portal especializado em tecnologia, VideoCardz, o produto deve estar nas lojas oficialmente em março de 2021.
De acordo com o portal Wccftech, também especializado na área, a Intel ainda continuará produzindo a nova linha sob o mesmo processo de 14nm que já vem sendo usado há anos. Contudo, a fonte ainda diz que a fabricante fará o backport.
O backport trata-se de uma ação de retirar partes de uma versão mais recente de um sistema ou componente de software e transferi-las para uma versão mais antiga do mesmo sistema. Os processadores de 10nm para computadores de mesa estão sendo adiados pela própria empresa, que prometeu o lançamento do modelo até 2021.