Inteligência Artificial do Google identificará músicas por assobio

Na quinta-feira (15), o Google realizou o seu evento online chamado Google Search On, que teve o intuito de abordar novidades sobre o buscador. No evento não foi abordado nenhuma novidade fora do nicho do buscador da empresa. 

Durante a ocasião, a empresa divulgou algumas novidades e melhorias que irão ocorrer nos sistemas em atualizações. Além disso, o Google também anunciou alguns produtos que serão implementados nas próximas semanas. 

Os representantes do Google que estavam apresentando, ressaltaram a importância da Inteligência Artificial (IA) nos serviço que a empresa oferece. Uns dos recursos que chamou atenção foi a inovação que ocorreu no sistema de ‘buscador de músicas.’ 

Inteligência Artificial do Google identificará músicas por assobio
Fonte: (Reprodução/Internet)

Foram feitas 3.6000 atualizações no buscador só em 2019  

Segundo Prabhakar Raghavan, chefe de pesquisa do Google, mais de um bilhão de pessoas utilizam a plataforma de busca. Junto à essa contagem, Prabhakar ressalta que 15% das buscas diárias nunca foram feitas antes. Portanto, a o buscador é um fácil espaço para treinar sistemas de Inteligência Artificial.

O buscador receberá novas habilidades para identificar buscas escritas com ortografia incorreta. Pois, segundo a empresa, uma em cada dez consultas diárias possuem erros ortográficos. Só em 2019, o Google conseguiu realizar mais de 3.600 atualizações em seu buscador. 

As buscas mais específicas também receberão melhorias em seu sistema. Agora, a companhia diz que o sistema conseguirá encontrar informações em trechos individuais das páginas, comentários e afins, colocando-os em destaque nos resultados das pesquisas. Estima-se que a nova atualização melhore as consultas em 7% em todo o mundo. 

Google Assistente identificará músicas a partir de sons emitidos pela boca 

O que mais chamou atenção dos internautas na nova atualização e o aprimoramento do sistema do Google Assistente ao perguntar ‘que música é essa?”. Antigamente, a assistente de voz só conseguia identificar uma música a partir do momento que o usuário colocava o alto-falante perto do som. 

Agora, será possível identificar uma música de uma forma diferente e divertida. A companhia apresentou que o recurso também identificará músicas a partir de sons emitidos pela boca que são semelhantes à melodia da música. Portanto, é necessário que o usuário faça sons parecidos com a da música que está em mente. 

Além disso, em conferência o Google apresentou outras novidades sobre o buscador que serão implantadas nos próximos meses, como:

  • Visualização de automóveis em realidade aumentada;
  • Google Lens poderá ler e digitalizar fórmulas matemáticas, química, biologia e física;
  • Poderá encontrar momentos específicos procurados em um vídeo;
  • Mostrará gráficos com dados baseados no Data Commons;
  • Realizará buscas de roupas a partir de fotografias;
  • Realidade aumentada no Maps possui horários e lotação de estabelecimentos.

Segurança e privacidade

Referente a segurança e privacidade, o Google ressaltou que mais de 25 bilhões de páginas de spam são detectadas diariamente. Em metáfora, Raghavan disse que se cada uma das páginas de spam fosse uma página de um livro, isso significaria 25 milhões de cópias da trilogia de Senhor dos Anéis. 

O pesquisador também citou que o Google Safe Browsing é responsável por assegurar quatro bilhões de dispositivos ao redor do mundo. A partir disso, a companhia tecnológica emite mais de dois milhões de avisos de segurança diariamente a todos os usuários. 

A companhia está investigando sua práticas de negócios em vários governos e ressaltou no evento que as ferramentas são de código aberto e que a busca é gratuita. Para fechar seu discurso de divulgação, Prabhakar Raghavan disse que a privacidade é um direito universal.