Recentemente, a gigante da tecnologia Apple, anunciou a sua mais nova geração de iPhones, a décima segunda linhagem. Com isso, ocorreram várias discussões sobre o aparelho, como o por quê do mesmo não vir com carregador e fone.
Sobre isso, a Apple ainda não se pronunciou, mas divulgou mudanças nos aparelhos da nova geração. A companhia tecnológica adicionou uma nova ferramenta que deve auxiliar na melhoria da qualidade de fotos e vídeos.
O recurso trata-se de um sensor LiDAR (Light Detection and Ranging), que é utilizado principalmente em carros autônomos. O suporte auxilia os smartphones a realizarem um processo de escaneamento de uma área tridimensional.
Novo sensor do iPhone 12 terá três funções auxiliadoras
A nova configuração adicionada pela Apple tem capacidade de medir distâncias de objetos utilizando raios de luz, e assim consegue rapidamente indicar o posicionamento de objetos e dar suporte para os computadores tomarem decisões.
O recurso é uma grande inovação na forma de transformar a qualidade fotográfica dos seus aparelhos. A companhia informou que a utilização do sensor LiDAR possui três funções principais:
- Auxílio na fotografia;
- Auxílio na criação de cenários de realidade aumentada;
- Mapeamento de áreas tridimensionais.
As funções que o LiDAR proporciona são vastas e benéficas para diversos tipos de aplicativos. Por exemplo, a funcionalidade vai ser uma boa para o mercado de corretagem de imóveis, como em um mapeamento automático de uma área que se feita manualmente pode levar um tempo.
Função ajuda lentes a trabalhar melhor em cenários noturnos
O auxílio na criação de cenários de realidade aumentada pode ser importante no desenvolvimento de novas aplicações e jogos. O sensor consegue dar suporte no posicionamento de objetos em cenários, que é essencial para uma experiência real do usuário.
A tecnologia foi implantada no último iPad Pro, que recebeu o sensor, porém focado especificamente no processamento de cenários AR. Nas fotografias do iPhone 12, o LiDAR consegue auxiliar os sensores da câmera a transformar um balanço de luz mais centrado para determinada regiões de uma foto, principalmente no caso de capturas no modo retrato.
Os vídeos também receberão suporte, além da luminosidade, pois o sensor ajuda a melhorar o foco. A própria Apple já afirmou que os novos iPhones possuem um autofoco seis vezes mais veloz em condições de baixa luminosidade que o iPhone 11. Os aparelhos da geração passada tendem a ter dificuldade para fotografar em cenários de baixa iluminação.