iPhone 12: Apple decide implementar modem 5G da Quacomm em aparelho

Recentemente, a Apple lançou uns dos seus mais novos modelos de iPhone, conhecido como a décima segunda geração da maçã. Com isso, a empresa recebeu várias críticas relacionadas ao seu novo método de comercialização. 

Depois de sua estreia, alguns consumidores conseguiram abrir o novo aparelho para realizar análises. A empresa ainda não se pronunciou sobre as críticas que está recebendo. Segundo internautas que tiveram contato com o dispositivo, o mesmo terá um modem Qualcomm.

A décima segunda geração do smartphone virá com a mais nova tecnologia 5G e especula-se que a Apple escolheu o modem Snapdragon X55 da Qualcomm, de acordo com as desmontagens que foram feitas nos aparelhos. 

iPhone 12: Apple decide implementar modem 5G da Quacomm em aparelho
Fonte: (Reprodução/Internet)

Qualcomm já havia produzido um chip melhor do que o utilizado no iPhone 12

Mesmo que o iPhone 12 ainda não tenha começado a ser comercializado oficialmente, vídeos de desmontagem e fotos internas foram vazadas nas redes sociais chinesas. Em um clipe específico postado no Weibo, aparece que a Apple desenvolveu uma placa lógica em forma de L equipada com um modem Qualcomm 5G.

A foto vazada se alinha com as previsões de que a Apple usaria o chipset Qualcomm 5G de segunda geração em seus aparelhos iPhone ainda em 2020. Embora a Qualcomm já tenha produzido um chip X60 mais recente, seu lançamento foi tarde demais para ser incluído na nova linha de iPhones. 

Já estava acontecendo especulações de tal antena pois, no design divulgado pela própria Apple, já era possível visualizar um “recorte” na carcaça. Com isso, os internautas estavam questionando-se para saber o que seria e logo foi descoberto que não passava de uma antena de 5G, que é responsável pela a otimização de ondas emitidas pelos satélites. 

Apple substituiu chipset da Intel pela Qualcomm 

Todos os modelos do iPhone 12 e iPhone 12 Pro foram desenvolvidos para suportar um sub-Hz 5G e mmWave nos Estados Unidos. Já em outros países, os modelos acabam só suportando uma conexão 5G de banda baixa. 

Em 2019, a Apple abriu uma disputa legal de longa data com a Qualcomm para conseguir um acesso à tecnologia de chip 5G. Mesmo que a própria empresa da maçã tenha optado por utilizar chipsets da Intel na décima primeira geração, ficou claro que a mesma não seria capaz de fornecer chips com compatibilidade 5G na nova linha. 

Portanto, os modelos da próxima geração, provavelmente, serão equipados com modems X60. Seguindo essa linha de pensamento, esse chip trará melhorias significativas para o desempenho da bateria, tamanho do chip e conectividade. Com isso, a Apple já anunciou que fará uso dos chips da Qualcomm até pelo menos 2024.