Recentemente, junto ao lançamento da décima segunda geração do iPhone, a Apple entrou em uns dos assuntos mais debatidos do momento. A companhia entrou nesse tópico por conta da comercialização do aparelho sem fones e carregador.
No entanto, por conta de uma regulamentação francesa, algumas lojas europeias estão comercializando o produto com duas caixas, sendo uma do aparelho e outra do fone de ouvido, sem o carregador.
Embora a nova geração esteja sendo criticada por alguns internautas, parece que a Apple ainda está no lucro. Por causa da demanda de vendas do iPhone 12, a empresa terá que abrir sua rede de lojas “expressas” para atender o fluxo de vendas do novo aparelho.
Apple dará EarPods de graça aos franceses
De acordo com a legislação francesa, todo smartphone deve ser comercializado com seu fone de ouvido. A lei foi posta, pois segundo o governo francês, o usuário deve se expor menos à energia de radiofrequência que é emitida com alta intensidade durante ligações telefônicas. O uso do fone seria uma forma de amenizar esse impacto.
No entanto, qualquer comprador que adquirir o iPhone 12 em algumas lojas específicas da frança ganhará um par de EarPods de graça. A Apple parou de fabricar aparelhos sem fone e carregador depois da décima primeira geração, portanto o preço que pagava-se na tecnologia já incluía os acessórios.
O Youtuber jean-Baptise Nicolet, do canal ‘TheiCollection’, publicou um vídeo de como a França está comercializando os novos produtos. No vídeo o Youtuber mostra que o aparelho vem com uma caixa adicional da Apple e dentro dela só se encontra o EarPod.
Porque a Apple tirou os acessórios da nova geração
Segundo a Apple, o motivo para que o iPhone 12 não venha com os acessórios seria uma contribuição ecológica. A retirada dos itens pode contribuir na redução das emissões de carbono na atmosfera, além da extração de minérios para produzi-los. No entanto, as próximas gerações virão em uma caixa menor.
De acordo com os gestores da empresa, com a redução de tamanho da caixa do dispositivo será possível transportar uma quantidade maior de aparelhos em um mesmo palete, em relação às caixas anteriores.
Por conta da medida implantada, não é só a nova geração que sofrerá com as novas diretrizes. Os modelos iPhone 11, iPhone XR e o novo iPhone SE, terão seus acessórios retirados da caixa também. Porém, com a legislação da França, a população francesa não está propensa à comprar aparelhos sem fones.