MediaTek e Intel entram em parceria para levar 5G aos computadores

Nesta quinta–feira (06), a MediaTek em parceria com a Intel anunciou um novo modem capaz de rodar a tecnologia 5G para notebooks. Batizado de MediaTek T7000, ele pretende realizar as conexões entre computadores e as redes sem gastar muita bateria.

A parceria entre as duas empresa funciona com a Intel definindo as especificações do 5G para o mesmo ser colocado nos dispositivos, enquanto a MediaTek é encarregada de produzir o modem para tais redes. Caso seja necessário, a Intel poderá otimizá-lo após análises.

Além disso, a Intel também será responsável por usar sua influência no mercado para convencer as fabricantes de computadores a adquirirem o novo projeto, bem como atuar em conjunto com tais empresas para garantir o bom funcionamento do hardware.

MediaTek e Intel entram em parceria para levar 5G aos computadores
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira abaixo mais informações sobre o novo projeto das empresas MediaTek e Intel.

Modem com tecnologia 5G

O novo modem possui capacidade para suportar frequências inferiores a 6 GHz, aos padrões standalone (SA) e non-standalone (NSA), ou seja, ele é capaz de atuar em redes que utilizam o 4G como base, além de ter uma boa autonomia referentes à energia, segundo as empresas.

“a Intel trabalhou na integração do sistema, validação e desenvolvimento de otimizações de plataforma para uma experiência superior do usuário e está preparando o suporte de co-engenharia para seus parceiros OEM [fabricantes]”, informou a Mediatek.

A coordenação do 5G

Além do modem, a MediaTek anunciou no final de julho o processador MediaTek Dimensity 720, que será responsável por levar a nova versão de rede à smartphones da categoria intermediária.

No que se refere à Intel, em abril do ano passado, a empresa desistiu da fabricação do modem 5G após um acordo realizado entre as empresas Apple e Qualcomm. A companhia era a fornecedora principal de modems da Apple desde 2016.

Até então, não há informações sobre a chegada do novo chip MediaTek T7100 às lojas. É esperado por seus usuários que a vinda já ocorra em computadores lançados logo no início de 2021. O 5G no Brasil já é movimentado e testado pela Claro em versões prévias.