Já faz um tempo que a Adobe está avisando os usuários que o Flash Player vai ser encerrado em 31 de dezembro de 2020. Entretanto, em um esforço que a Adobe fez para retirar o programa do Windows, a Microsoft lançou uma nova atualização para o sistema operacional que impede a instalação do hardware.
Apesar do divulgação da saída dos Flash Players dos navegadores, o Google Project Zero identificou uma falha no navegador da Microsoft. O erro foi apontado pelo o pesquisador de segurança Ivan Fratic, que descobriu que o navegador permite executar o Adobe Flash Player no servidor sem a permissão do usuário
Os usuários que utilizam o Flash Player já devem procurar ferramentas que utilizam outro hardware, pois já foi reportado alguns casos que o mesmo não está funcionando em alguns navegadores, como no Google Chrome. O browser da empresa começou a impedir a utilização da ferramenta em setembro.
Atualização não poderá ser desfeita após sua instalação
Depois da instalação da atualização “KB4577586”, disponível para todas as versões do Windows 10, Windows Server e Windows 8.1, a Microsoft informou que ela não poderá ser mais desinstalada. Segundo a companhia tecnológica, isso será necessário para ajudar os usuários com o impacto que ocorre com a remoção do Adobe Flash.
Da mesma forma, o Flash receberá atualizações de segurança da Microsoft até o fim do seu suporte. Se houver necessidade, a empresa disse que disponibilizará atualizações de segurança até o fim do ano.
Até então, a atualização de segurança não está sendo distribuída pelo Windows Server Update Service (WSUS). Portanto, os usuários necessitam instalá-la e fazer a atualização manualmente. A Microsoft afirmou que a atualização está disponível no WSUS até o início de 2021.
Microsoft Edge terá Flash Player como plug-in
Com a remoção do Flash Player dos computadores, vários usuários ficarão desamparados com suas ferramentas. Portanto, caso o utilizador precise utilizar obrigatoriamente o Flash Player, será possível redefinir o computador para o ponto de restauração do sistema criado antes da nova atualização.
Em casos mais específicos, será necessário reinstalar o Windows, mas sem a atualização que bloqueio o uso do Flash Player. A Microsoft também informou que o novo navegador Edge, poderá utilizar o Flash como um plug-in, bem como o Internet Explorer.
Entretanto, o serviço só funcionará como um adicional, sem receber nenhum suporte da companhia. O real fim do Flash Players nos browser ocorrerá em janeiro de 2021. Para fazer o último update do Windows para a remoção do Flash, é preciso instalar o pacote no site oficial da empresa.