MIT testa barco autônomo com capacidade para dois passageiros

A ideia de desenvolver carros autônomos não é de hoje, a idealização existe desde os filmes nos anos 80. Com a tecnologia que existe no século XXI, agora, já é possível chegar próximo aos tão esperados veículos autônomos. 

A Xiaomi, gigante tecnológica chinesa, postou na rede social Weibo um vídeo de um dos seus aparelhos controlando um carro autônomo. Nos testes realizados pela empresa, foram utilizados conectividade 5G e o modelo de smartphone Mi 10 Ultra.

Com esse avanço tecnológico o MIT não poderia ficar para trás, e já começou os testes com veículos autônomos. O transporte que a empresa escolheu foi aquático, mais precisamente um barco capaz de transportar dois passageiros. 

MIT testa barco autônomo com capacidade para dois passageiros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Roboat II utiliza sensores LiDAR para melhor navegação 

Nos últimos cinco anos, o Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL) e o Senseable City Lab vêm trabalhando em uma frota de barcos autônomos para implantar em Amsterdã, na Holanda. No ano passado, foi divulgado um vídeo do primeiro robô barco autônomo, o Roboat I capaz de se montar em uma série de estruturas flutuantes. 

Nesta segunda-feira (26), o CSAIL anunciou o ‘Roboat II’, o primeiro barco autônomo que é capaz de transportar passageiros. A tecnologia é bem compacta, com apenas dois metros de comprimento, mas tem uma capacidade de levar dois passageiros pelos canais de Amsterdam. 

O Roboat II foi equipado com quatro hélices para mover-se em qualquer direção, além de possuir GPS e o sistema de sensores LiDAR e inerciais para ajudá-lo a navegar. Mesmo que o barco robô pareça pequeno, ele tem capacidade de se modular e se transformar em uma embarcação maior comandada por um barco líder.

Robô barco conseguiu navegar por três horas em Amsterdam 

Durante a fase de testes, o Roboat II mostrou-se bem eficaz para navegar nos canais holandeses. De acordo com o MIT, o barco navegou sozinho por três horas e coletou dados durante os canais da cidade Depois disso, a navegação voltou para onde saiu com margem de erro de menos de sete polegadas. 

Futuramente, a equipe do MIT tem planos para aprimorar os algoritmos do Roboat para torná-lo capaz de enfrentar desafios que um barco pode encontrar, como ondas e correntes fortes. A equipe também está trabalhando muito para que o barco consiga entender os objetos que ele se depara no meio de sua jornada. 

Tudo que o Roboat II aprender será implantado à versão em escala real que está em desenvolvimento, mesmo que o mesmo não passe de imaginação por enquanto. A tecnologia pode ser uma grande evolução para área marítima, pois se implantada como barcos salva-vidas, podem revolucionar o mercado.