Recentemente, a Nasa apresentou o novo rover que foi projetado para circular em qualquer terreno de outro planeta. O equipamento foi nomeado de DuAxel e segundo a Nasa, não haverá crateras ou penhascos para atrapalhar sua missão.
De acordo com a empresa, o DuAxel pode escalar terrenos verticais como na Lua e Marte, e também pode ir além desses planetas. O aparelho espacial foi desenvolvido com um par de veículos de duas rodas, denominadas de Axel.
O DuAxel tem a funcionalidade de dividir-se para explorar mais do planeta em que foi instalado, o rover consegue ancorar seu chassi no solo e fazer sua divisão. Segundo a Nasa, o que liga ambas partes é um fio que se encontra em suas divisões.
DuAxel consegue dividir-se em dois
O fio que liga sua divisão consegue se desenrolar caso precise descer alguma encosta. Com as ferramentas que foram implantadas em seu sistema, o novo Rover consegue explorar solos de maneira mais otimizada do que os aparelhos espaciais comuns.
O veículo passou por testes no Deserto de Mojave, nos Estados Unidos, por uma equipe de Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. Segundo a equipe, o DuAxel teve um grande desempenho no campo, demonstrando assim sucesso em sua capacidade de rotação em terrenos desafiadores.
O intuito dos desenvolvedores da criação é trazer o máximo de versatilidade. Diante disso, a empresa implementou uma configuração de quatro rodas que consegue dirigir grandes distâncias em terrenos acidentados. Já a versão de duas rodas, que é o caso do DuAxel, oferece agilidade que veículos maiores carecem.
Possibilidade de equipar aparelho com garras
Em comparação com um rover convencional, como o Curiosity e o Perseverance foram projetados para atravessar encostas de até 30 graus. O DuAxel, além de se separar, foi concebido com a possibilidade de receber garras mais altas ou esteiras, trazendo assim uma performance de maior tração.
“A principal vantagem de usar DuAxel fica clara quando você tem incerteza no local de pouso, como fazemos em Marte, ou você quer se mudar para um novo local para fazer rapel e explorar”, ressaltou Patrick Mcgrey, um dos membros da equipe de criadores do DuAxel.
Segundo o técnico de robótica do JPL, Issa Nesnas, o novo rover da Nasa dá acesso a terrenos extremos em corpos planetários, como a Lua, Marte, Mércurio e possivelmente alguns mundos que estão na era glacial, como a lua de Júpiter.