A Nasa (agência espacial americana) realizará uma transmissão ao vivo do lançamento da Crew-1. Trata-se da primeira missão tripulada, em parceria com a SpaceX, até a Estação Espacial Internacional.
O início da missão está programada para o dia 14 de novembro, às 21h49 no horário de Brasília. O foguete Falcon 9 sairá do complexo de lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy, e deve chegar no espaço dia 15 de novembro, às 06h20.
Na próxima segunda-feira (9), às 15h15, a Nasa também vai realizar uma live com os astronautas que estarão na Crew-1. A agência informou que será um evento de engajamento, e as exibições devem ser nos perfis oficiais da empresa do Facebook, Twitter e Instagram.
Nasa realizará evento de integração entre sociedade e ciência espacial
A Nasa e a SpaceX oferecerão na live de segunda-feira, ingressos virtuais para que as pessoas acompanhem a viagem espacial. Os passaportes poderão ser baixados gratuitamente, através da plataforma Evenbrite. No final do evento, os participantes ganharão uma espécie de carimbo.
Ainda, a Nasa dará um kit para educadores, de modo que os conteúdos possam ser repassados à alunos do jardim de infância à idade de 12 anos. Dentro dos materiais, estarão experimentos que as crianças podem executar.
Depois da Demo-2, missão realizada em maio para garantir a estrutura, tecnologia e sistema de uma missão comercial, a Crew-1 será a primeira tripulada da parceria entre a SpaceX e Nasa.
Missão Crew já tem previsão para segunda viagem
A espaçonave terá entre a sua tripulação, os estadunidenses Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e o japonês Soichi Noguchi. Após chegarem na Estação Espacial, também conhecida como ISS, os astronautas produzirão estudos científicos durante seis meses.
A parceria da gigante de Elon Musk e a renomada agência espacial americana já prevê a segunda edição da missão Crew, que deve ser encapsulada com quatro tripulantes, e lançada em 2021. Recentemente, o foguete Raptor da Space X bateu recorde em testes, confira a notícia completa.