Em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (28), a NASA revelou detalhes sobre as tecnologias e os dispositivos que serão utilizados na nova missão Mars 2020, que tem seu lançamento planejado para esta quinta-feira (30).
Das complicações da atividade, a mais desafiadora segundo os cientistas, é o pouso das aeronaves. Apesar das engenharias utilizadas, ainda não foi possível ter os resultados esperados na hora de aterrissar, mas mudanças foram feitas a fim de realizar este objetivo.
O robô rover a ser lançado possui maior destaque uma vez que, baseado no andróide Curiosity que já explora o planeta vermelho há quase uma década, possui em sua estrutura a presença de mais câmeras, 23 no total, capazes de fazer capturas coloridas.
Confira mais informações sobre as tecnologias que serão utilizadas na nova missão da NASA.
As tecnologias e dispositivos da missão Mars 2020
Com as mudanças realizadas no novo modelo, é esperado pela Nasa que resultados mais certeiros sejam obtidos no projeto, que conta com o dispositivo Mastcam-Z, capaz de realizar fotos panorâmicas ou dar zoom sem perder a qualidade.
Outro objetivo do robô, além de proporcionar conhecimento visual, é realizar a retirada de amostras do solo de Marte, a fins de estudos, algo inédito até então. Atualmente, Marte possui um ambiente inapropriado à vida, sem água em estado líquido e com alta incidência radioativa.
A extração de rochas
Na máquina, as pontas de seus braços robóticos também receberam atualizações, e agora incluem uma broca maior para a captura de materiais rochosos. Além disso, as rodas foram fortalecidas para lidarem melhor com o solo pontudo do planeta. Ao todo, o robô agora possui o peso de 1.025 quilos.
O evento acontecerá às 08:50, no horário de Brasília, e terá sua transmissão feita em tempo real por meio do site do órgão, ou via seus perfis nas redes sociais Facebook, Twitter, Youtube e Twitch. Haverá uma contagem regressiva bem como uma apresentação do cantor Gregory Porter, no momento da decolagem.