Na segunda-feira (28), a Nokia fez uma publicação em seu perfil oficial no Twitter e divulgou “sem querer”, uma imagem com o calendário de atualização dos seus celulares para o Android 11.
Após a divulgação das atualizações, a empresa apagou imediatamente a publicação. Porém, os usuários do Twitter conseguiram salvar a imagem antes de o post ser apagado.
Provavelmente, a equipe da Nokia estava prestes a lançar as datas de atualização e programaram o post para a data errada. De acordo com a imagem publicada, quase todos os smartphones com o Android 9, receberão a nova atualização.
Android 11 estará disponível no final de 2020
Para a felicidade do público da Nokia, quase todos os dispositivos da marca serão concebidos com a atualização mais esperada do Google, o Android 11. Quem entrou na lista também, foi o Nokia 8.1, que foi lançado no final de 2018. A seguinte lista mostra os dispositivos e os respectivos períodos de lançamentos:
- Quarto trimestre de 2020 ou primeiro de 2021: Nokia 8.3 5G, Nokia 8.1, Nokia 5.3 e Nokia 2.2;
- Primeiro trimestre de 2021: Nokia 1.3, Nokia 4.2, Nokia 2.4, Nokia 3.4, Nokia 2.3 e Nokia 3.4;
- Primeiro ou segundo trimestre de 2021: Nokia 7.2, Nokia 6.2 e Nokia 3.2;
- Segundo trimestre de 2021: Nokia 1 Plus, Nokia 9 Pureview.
Segundo o calendário divulgado pela empresa, os smartphones Nokia devem começar a receber suas devidas atualizações para o Android 11, ao final de 2020. Não se sabe se a data pode sofrer alterações por conta do vazamento, mas provavelmente se manterá.
Função de multitarefas não funciona no Android 11
Considerando o modelo mais antigo da lista, a empresa deverá cumprir o período de duas atualizações do sistema móvel Android. A companhia tecnológica ressalta em seus lançamentos, um período de três anos de atualização aos smartphones. Sendo que dois anos de geração do sistema operacional e um ano extra com update de segurança.
A atualização do Android 11 foca em produtividade, privacidade e segurança de informações pessoais. Com isso, é possível restringir o acesso de aplicativos aos sensores de câmera, microfone e GPS de forma mais rígida.
Mesmo com essas propostas, os usuários que instalaram a versão beta da atualização, relatam em fóruns alguns problemas com o novo sistema. Algumas vezes, a função de multitarefas do aparelho não pode ser aberta, impedindo assim o acesso aos apps que estão funcionando em segundo plano.