A Google, uma das maiores empresas do ramo tecnológico no mundo, acaba de anunciar novos designs de ferramentas de trabalho para o seu Gmail, uma forma de não ficar para trás em relação aos seus concorrentes.
A empresa, apesar de ser enorme e mundialmente conhecida, nunca ganhou o espaço da Microsoft, que conta com o pacote Office, quando falamos sobre ferramentas utilizadas em ambientes profissionais.
O Office sempre se mostrou uma ferramenta completa, por isso, da popularidade e da escolha da maioria das pessoas, porém, com uma integração de suas novas ferramentas, o Google vai tentar roubar o protagonismo de seu principal concorrente.
Quer conferir as mudanças do Google que chegam ao Gmail? Fique e conheça todas as novidades e novas funções dos recursos implementados pela empresa.
Ferramentas conectadas
O Google informou recentemente que agora vai contar uma forma nova de editar seus documentos. A novidade é que será possível fazer a edição dentro próprio Gmail, sem a necessidade de sair da plataforma.
Dessa maneira, a empresa tenta se igualar a Microsoft com seu pacote Office, que conta com os programas mais utilizados dentro do meio empresarial na grande maioria das empresas.
Conectando essas novas ferramentas, o Google busca se tornar uma ferramenta completa dentro do meio corporativo. Além disso, a empresa também conta com alguns recursos que serão adicionados aos programas.
Novos recursos adicionados
Enquanto a Microsoft limitou suas ferramentas de troca de e-mail e bate-papo, o Teams e o Outlook, o Google foi na direção contrária e percebeu um aumento na receptividade de novos recursos implementados ao Gmail.
A maior novidade fica a cargo da edição de documentos implantadas ao diretório de e-mails, porém, alguns novos recursos também foram adicionados, e que já existiam na plataforma Microsoft Teams.
O Google agora permite que seus usuários acessem as ferramentas de videochamadas, bate-papos e edição de documentos na mesma plataforma. Também é permitido adicionar avisos e marcarem conversas para mais tarde.
Resposta da Microsoft
Com todos essas novas ferramentas sendo adicionados ao serviço do Google, imaginou-se que a Microsoft fosse dar uma resposta à altura, apresentando algumas novidades em seus pacotes.
Porém, até o presente momento, a empresa não tomou nenhum posicionamento e não fez qualquer tipo de comentários sobre. Apesar de não apresentar novidades, os serviços disponibilizados pela Microsoft já fazem tudo o que os do Google fazem.
Dessa maneira, os serviços da empresa não ficam atrás para o concorrente. Porém, Javier Soltero, ex-funcionário da Microsoft, e agora no Google, deu a entender que a empresa ainda não enxergou a importância de se integrar as ferramentas.
As ferramentas já estão disponíveis para todos?
Infelizmente as novas ferramentas integradas ainda não estão disponíveis para todos usuários do Gmail. Ainda não há previsão de quando isso irá acontecer, a única informação divulgada é a de que “no futuro” estarão disponíveis.
Com isso, nos resta aguardar pelas novidades. Quando o recurso estiver disponível, termos mais opções para escolher entre as já tradicionais ferramentas do pacote Office, ou as novos recursos do Google.