Recentemente um usuário do Weibo, rede social chinesa, postou o processo de adaptação do novo sistema operacional da Huawei, o Harmony OS. Segundo o mesmo, as atualizações começarão em celulares com o Kirin 9000.
Com o novo sistema operacional móvel, os consumidores da Huawei estão ansiosos para o lançamento do Huawei Mate 40. Especula-se que o novo aparelho será anunciado ao mercado já com o Harmony OS 2.0.
Segundo a empresa, o Mate 40 será o último produto lançado com processador Kirin 9000, por conta da disputa entre Estados Unidos e China. Em entrevista, o CEO de negócios da Huawei informou que o processador não poderá ser mais fabricado a partir de 15 de setembro.
Plano de atualização da Huawei
O usuário do Weibo divulgou o processo de adaptação no dia 3 de outubro, e segundo o gestor da conta o sistema funciona principalmente para smartphones. A fonte dessa informação é confiável, pois o mesmo segue a Huawei e a Honor por muito tempo e possui contatos internos.
A adaptação dos sistemas ocorrerá em etapas, mas varia de processador SOC. O primeiro a receber a atualização será os aparelhos com o Kirin 9000.
- Segundo lote – Kirin 990 5G e 4G;
- Terceiro lote – Kirin 985 e Kirin 980;
- Quarto lote – Kirin 820, Kirin 980 e Kirin 990 4G;
- Quinto lote – Kirin 810 e Kirin 710.
A sequência criada é bastante lógica, pois o Kirin 9000 já foi anunciado publicamente, mas não se sabe muitas informações sobre o aparelho. Contudo, já foi confirmado o processo de 5 nm da TSMC. O processador será aplicado no último celular que será lançado no ano de 2020, o Huawei Mate. Por isso, o primeiro grupo de atualização do Harmony OS não é uma surpresa.
Donald Trump proíbe Huawei de adquirir componentes americanos
Antigamente o Harmony OS só era incorporado em televisores, carros e smartwatches. Agora, o sistema operacional será implementado nos smartphones da empresa tecnológica. Especula-se que o novo sistema competirá com o Android, do Google.
Isso tudo aconteceu por conta da sanção comercial que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump aplicou para proibir a Huawei de adquirir componentes produzidos com a tecnologia americana.
Desde então, os consumidores estão recebendo os aparelhos sem os aplicativos padrões do sistema do Google, como Play Store, Gmail, Maps e Drive. O Harmony OS chegará aos dispositivos da companhia chinesa a partir de dezembro deste ano. O plano é que a marca lance aparelhos com o sistema já integrado em 2021.