Uma possibilidade de acordo entre as rivais Samsung e Apple planeja desenvolver nova tecnologia de câmera periscópica nos próximos aparelhos iPhone. Recentemente a Maçã realizou a aquisição da Corephotonis, uma companhia especializada na criação de zoom óptico para dispositivos.
As lentes com periscópio foram patenteadas pela Samsung e funciona como uma evolução das câmeras tradicionais que tendem a perder em qualidade de resolução quando há a aproximação de imagens. Se implantada nos próximos iPhones, a otimização promete superar esse problema.
Essa tecnologia já está em funcionamento no Huawei P30 Pro, permitindo uma ampliação de 50x. Porém, a parceria entre Samsung e Apple provavelmente só gerará frutos em 2022 (data estipulada), no ano em que o novo iPhone 14 será lançado.
Impressionante zoom de 10x é possível com periscópio
O futuro dos aparelhos celulares e das marcas mais populares no Brasil, Samsung e iPhone pode ser diferente com a implementação em suas próximas gerações com a tecnologia das lentes periscópicas. O rival da Apple da linha Galaxy, o S20 Ultra tem zoom óptico que alcança 4x sem afetar a resolução das imagens.
Como expectativa da suposta união das duas gigantes na confecção do componente, o iPhone 14 vem com a expectativa de melhoria do recurso em até 10x de zoom, o que superaria a tecnologia atual. Os rumores acerca da implementação do recurso é apenas suspeitas, uma vez que a gigante sul-coreana pode ser recusar a perder a exclusividade.
Funcionamento da câmera com periscópio
O funcionamento da câmera com periscópio é vinculado à lente teleobjetiva, que atua com mecanismo semelhante ao recurso de zoom empregado em submarinos, uma espécie de tecnologia que acopla um prisma que reflete a luz entre as objetivas e o seu sensor. Com a aproximação da imagem, não acontece perda de resolução.
A Samsung aproveitou esse poder de ampliação mantendo o foco e o integrou ao zoom digital, a qual fez com o Samsung Galaxy 20 Ultra chegasse ao mercado com o oferecimento de zoom 100x, ainda que as imagens finais se apresentem pixeladas.