Segundo o site americano The Driver, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos está trabalhando na criação de sua própria estação espacial para realizar estudos, observações e experimentos em órbita.
O contrato teria sido assinado na última terça-feira (14), com a Sierra Nevada Corporation. Ele visa transformar uma nave espacial de carga, chamada de Shooting Star, em uma pequena plataforma para obter resultados mais precisos em seus pesquisas
O órgão desenvolve a nave há cerca de 4 anos e seu principal objetivo é utilizá-la a fim de reabastecer a Estação Espacial Internacional no programa de Serviços de Reabastecimento Comercial da Nasa, o projeto suporta até 5 toneladas de carga.
Confira abaixo mais informações sobre a futura estação espacial desenvolvida pelo Pentágono.
Uso da nave para criar estação espacial
Segundo Steve Lindsey, vice-presidente da Sierra Nevada Corporation, a empresa está orgulhosa em oferecer seus veículos de transporte ao Departamento de Defesa para experimentação e testes, o que expandirá seu uso para além dos recursos atuais de carga útil.
Não se sabe ao certo quais são os reais objetivos com a criação da mini estação espacial mas que, embora os testes que serão realizados não possuam tripulantes, o The Drive afirma que o órgão pretende usá-la futuramente como moradia para astronautas.
É importante lembrar que o Tratado do Espaço Sideral proíbe o uso de armas nucleares em órbita ou estabelecer bases militares e postos avançados na Lua e em outros planetas, mas a criação de uma estação espacial é permitida.
O valor da negociação não foi informado e o representantes da nave Pentágono ainda não se pronunciaram diretamente sobre a ideia.