Nesta segunda-feira (17), a IBM anunciou o lançamento do Power10, novo chip para data centers que será capaz de lidar três vezes melhor com a carga de trabalho de seu antecessor.
O novo chip tecnológico, segundo a empresa, é focado no uso corporativo. Foi informado que sua fabricação ainda deve ser de responsabilidade da marca sul-coreana, a Samsung.
A novidade irá usar o processo de fabricação de 7 nanômetros da Samsung, similar à tecnologia usada pela AMD em chips fabricados pela empresa taiwanesa TSMC.
Confira abaixo mais informações sobre o novo Power10.
Especificações técnicas do Power10
O novo chip é capaz de suportar clusters de memória multi-petabyte graças a uma recente tecnologia batizada de Memory Inception, apta a otimizar a capacidade de processamento na nuvem.
Outra funcionalidade está no melhor gerenciamento de usos mais intensivos de memória de softwares de terceiros, como por exemplo SAP ou SAS Institute, e outros grandes modelos de inteligência artificial.
Novos recursos de segurança
De acordo com a IBM, o processador atinge melhor desempenho, referentes à criptografia, mais rápidos pois quadruplica o número de mecanismos AES por núcleo, em comparação direta com o Power9.
- Tal atualização proporciona padrões mais exigentes e antecipa criptografias que serão utilizadas no futuro, como a quântica e a homomórfica.
- O Power10 traz consigo novos recursos de segurança, dentre ele uma criptografia de memória transparente, que foi projetada para disponibilizar um suporte à segurança de ponta a ponta.
- Novas arquiteturas de núcleo foram implementadas no Power10, que conta com um Matrix Math Accelerator integrado e que é ativado para oferecer uma IA até 20 vezes mais rápida para cálculos FP32, BFloat16 e INT8.
- Assim, é possível infundir IA em aplicativos de negócios para gerar insights maiores.
A IBM e a AMD usam fábricas de chips externas para baterem de frente com a Intel, líder no mercado de processadores em data centers. Recentemente a empresa afirmou um adiamento no lançamento de seus chips com 7 nanômetros.
A chegada dos mesmos agora está prevista para o primeiro semestre de 2022. Já no fim de julho, a Samsung anunciou a produção dos chips de 5 nanômetros, outra grande tecnologia desse ramo e que já começou a ser fabricada.