Recentemente, a Nasa anunciou o seu primeiro rover lunar com holofotes semelhantes aos dos carros normais, caminhões ou jeeps para off-road. O veículo espacial foi desenvolvido para fazer rotas noturnas na Lua sem se perder na escuridão.
Os holofotes foram desenvolvidos para iluminar as partes mais escuras da Lua, permitindo que o veículo busque por água em ambientes e situações. O rover foi nomeado como Viper e é utilizado para missões espaciais.
A Nasa compartilhou publicamente detalhes específicos dos bastidores na semana passada sobre como a empresa está desenvolvendo o primeiro sistema de iluminação em um veículo espacial lunar.
Viper será desenvolvido para descobrir águas congeladas na Lua
Em testes, a companhia lunar implementou alguns faróis, semelhantes aos de um carro para simular a paisagem lunar no Ames Research Center, na Califórnia. Segundo a empresa, os holofotes serão constituídos com luzes LED que estarão aptos para realizar pesquisas de H2O na superfície lunar.
Em extenso, o nome do veículo é Volatiles Investigating Polar Exploration Rover, mais conhecido como Viper. O experimento buscará de água congelada e coletará amostras do solo. Mas, para isso acontecer o explorador espacial terá que evitar perigos fatais, como pedras em seu caminho. Com isso, os holofotes auxiliarão a máquina a desviar destes possíveis obstáculos.
Além disso, o Rover também terá que ser equipado com tecnologias que o auxiliam a navegar em crateras escuras e íngremes. No entanto, essa tecnologia não está muito longe de ser implantada, já que iniciou seus testes com rolagens semelhantes à tanques de guerra para dar um suporte maior aos seus rovers.
Nasa enviará astronautas à Lua em 2024
De acordo com a empresa espacial, a equipe desenvolvedora está trabalhando com matrizes de LED montadas em um mastro. Algumas delas serão capazes de emitir feixes de luz focados em pequenas áreas, e outras lançaram feixes maiores para regiões mais abertas.
A Nasa realizou testagens de luz em possíveis cenários ambientais que a Lua apresentará. O grupo de pesquisadores também tiraram fotos para comparar as imagens e ajudar no desenvolvimento do design do futuro rover. A máquina é uns dos principais investimentos da Nasa para reexplorar a Lua, que também inclui o envio de astronautas em 2024.
Mesmo que o Viper seja o primeiro rover a ser desenvolvido com holofotes, em Marte já existe um rover que utiliza um sistema LED para exploração. Nomeado como Mars Curiosity, a máquina já tirou algumas fotos noturnas do planeta vermelho. Porém, o Viper operará em um nível diferente conseguindo aumentar à área iluminada com um brilho mais intenso.